V Semana Espírita da AME Vale do Jequitinhonha - 2014

Jóias do Vale

São nossas Jóias do Vale,
Pra nunca se cale
A voz do amor
Unindo cidade a cidade,
pautados nas bases
Do Consolador.

Em Deus seguimos valentes,
Porque vai à frente
A bandeira da paz.
Deus, Cristo, Caridade
Em penhor de amizade
A tarefa se faz.

No Pai é que nos movemos,
Por Cristo vivemos
Felizes demais.

Zé Grosso abre o caminho
Bezerra juntinho
Traz a intuição
Ninguém faz nada sozinho
Respeito e carinho
É que dá proteção.

Couraça da caridade,
Na mente esperança,
São obras da fé
No coração a humildade
No amor pelo Vale
Com o irmão José.

No coração a humildade
E a boa vontade
Com o irmão José.

(Letra e Música: Charles Alexandre Simões Pires)


Em mais uma oportunidade de compartilhar a tarefa de divulgação de nossa Amada Doutrina, estivemos, por uma semana, entre os dias 02/08 a 10/08, junto aos confrades do Movimento Espírita do Vale do Jequitinhonha, em doze cidades da região.
Em realização da V Semana Espírita da ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DO VALE DO JEQUITINHONHA, todos pudemos estudar juntos o tema Os Doze Apóstolos, em comemoração aos 150 Anos de O Evangelho Segundo Espiritismo.

E com a finalidade de auxiliar a que outros possam conhecer a existência dos grupos, enviem as suas melhores vibrações, somem esforços para o fortalecimento do Espiritismo nas terras do querido Vale, compartilhamos aqui as nossas andanças, com o sentimento de alegria e de sincera admiração por vermos o trabalho dos confrades daquela região florescendo e dando verdadeiros frutos de luz, sob a direção de Jesus.

Carbonita/MG


No Sábado, em Carbonita, a Semana Espírita da AME-VALE foi aberta junto aos confrades da Fraternidade Espírita Caminho de Luz, em nova sede, onde o grupo transferiu-se recentemente em acomodação muito aconchegante.
Envoltos em muita harmonia, trazida pelo canto dos músicos Sueli e Nicodemos, o estudo versou a respeito do tema Jesus, O Homem Incomparável.

O orador Wellerson fez um apanhado sobre os vários mestres que viveram na Terra, a fim de demonstrar como Jesus reuniu todos os ensinamentos daqueles que O antecederam. O estudo relembrou que, à Sua época, Jesus quebrou preconceitos religiosos, viveu a fraternidade e demonstrou que a verdadeira adoração não se faz por cultos exteriores, mas pelo coração. Além dos exemplos de Jesus que comprovaram a imortalidade da alma após a cruz, o orador lembrou também o trabalho de outros homens, como Chico Xavier e Madre Teresa, que deu demonstrações de que é possível seguir o Cristo, nos seus exemplos.

Pedregulho/MG


Após o encontro em Carbonita, a caravana da AMEVale cruzou o Rio Jequitinhonha em estradas de terra muito acidentadas, a fim de encontrar um grupo espírita nascente que encheu os olhos de todos com muita alegria. Na comunidade de Pedregulho, região de garimpo, uma família construiu com as próprias mãos o cômodo da casa espírita, unindo tijolos, cimento e amor, com o propósito de erguer naquela localidade um ponto de luz, onde aqueles que necessitem possam encontrar o consolo da Doutrina Espírita e a palavra amiga.
Envolvendo a todos com muita emoção, os Cantores do Evangelho, Sueli e Nicodemos, entoaram hinos e o orador Wellerson falou a respeito do Apóstolo André, tido pelas tradições católicas como o santo padroeiro dos mineradores.

No estudo, o público presente conheceu um pouco da trajetória do Apóstolo desde a época em que vivera a perda de sua noiva Bete San até o seu martírio, em uma cruz em forma de X, onde pregou até dar o último suspiro. Ao final, o público presente pode escutar música e a declamação de uma poesia sobre a vida do Apóstolo.

Caçaratiba/MG



Ao cair da noite, o encontro foi realizado na Fraternidade Espírita Maria de Nazaré, em Caçaratiba, onde o público ouviu a respeito da vida do Apóstolo Simão Pedro, a quem Jesus escolheu para ser a Pedra Angular do Cristianismo. O encontro foi marcado pela presença encantadora das crianças da comunidade, em número superior a vinte vozes, que puderam cantar em coro as músicas da Evangelização Infantil, emocionando o público presente. Após as crianças receberem atividades infantis para executarem, Wellerson iniciou a palestra relembrando o chamamento de Simão Pedro, na praia, ao retornar da pesca. Foram recordados vários momentos em que Pedro demonstrou o seu temperamento impulsivo e ao mesmo tempo afetuoso, elucidando-se a profunda semelhança do Apóstolo com cada um de nós, que, apesar das dificuldades interiores, prosseguimos na busca pela nossa renovação íntima. Ao narrar com detalhes trechos trazidos por Irmão X, psicografia de Chico Xavier, e Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Franco, Wellerson pode relembrar o reencontro de Malco com Simão, no dia de sua crucificação, o martírio do Apóstolo , as agressões de um centurião que acompanhava Simão, o reencontro de Jesus com Pedro após o seu desencarne e o retorno do Apóstolo para auxiliar o filho daquele mesmo centurião que fora algoz e, arrependido, evocava o Espírito de Simão Pedro, em pedido de socorro.

Coluna/MG



No Domingo, a Semana Espírita iniciou-se na Fraternidade Espírita Nosso Lar, em Coluna, onde o público presente pode estudar a respeito da vida do Apóstolo Tiago Maior. Tiago Maior era irmão do Apóstolo João, filho de Zebedeu e Maria Salomé. Dentre as experiências do Apóstolo, Wellerson abordou a ocorrência de um desdobramento espiritual de Tiago que demonstrava que o “buscai e achareis” serve tanto para os pensamentos positivos quanto para os pensamentos negativos, como esclarece Jesus, no livro Ave Luz, psicografia de João Nunes Maia, pelo Espírito Shaolin. Os irmãos Tiago Maior e João representam a presença dos jovens na divulgação do Evangelho, trazendo o vigor e disposição, por isso chamados Filhos do Trovão, por Jesus – comentou, o orador, chamando atenção para a presença dos vários jovens no encontro. Ao final, o orador concluiu que, como a mãe de Tiago pedira a Jesus nas Bodas de Caná, Tiago assentara-se à esquerda de Jesus, na última ceia, e foi o primeiro dos Apóstolos a dar a vida pelo Mestre, em Jerusalém, morto a fio de espada.




Itamarandiba/MG




Na noite do Domingo, a vida do Apóstolo João foi estudada na Fraternidade Espírita Nova Luz, em Itamarandiba. Após o canto do Coral Espírita de Itamarandiba, seguidos do canto de Sueli e Nicodemos, o público pode relembrar o chamamento de João, na época de sua adolescência, quando ele deixou todos os seus sonhos para seguir Jesus e tornou-se o Apóstolo que simboliza o amor, tendo manifestado a sua evolução espiritual desde criança, quando já tinha interesse pelo ambiente dos templos religiosos e pelos momentos de oração. O orador relembrou o encontro espiritual de João com Buda, que advertiu o future Apóstolo de que ele não deveria retirar-se espiritualmente do Mundo, mas estar atento para o chamamento do Messias, que viria no futuro, conforme elucida o livro Ave Luz. Cabe ao cristão viver no Mundo sem ser do Mundo, mas dando o exemplo do amar ao próximo como a si mesmo. Dentre as passagens da vida de João, foi relembrada a última ceia, quando João aparece como o Apóstolo que fez a pergunta em nome dos demais apóstolos: Mestre, quem de nós irá te trair? Ao final, o orador convidou o público a relembrar a primeira parte do livro Francisco de Assis, onde há referências ao fato de João haver sobrevivido ao martírio em tacho de azeite quente. Ao final, o público escutou a declamação de uma poesia sobre o Apóstolo.


Santa Maria do Suaçuí/MG



Em Santa Maria do Suaçui, tivemos a grata satisfação de conhecer a nova sede própria da Casa Espírita, onde o público presente, na segunda feira à noite, pode estudar a respeito do Apóstolo Filipe. O orador relembrou que Filipe tinha profundo amor pelas tradições judaicas e pode visitar o Monte Sinai, onde teve uma experiência espiritual que o advertiu a respeito do chamado que receberia do Messias. Filipe escutou dos lábios de Jesus: Segue-me e seguiu-o sem pensar duas vezes. Ao convidar Bartolomeu para vir conhecer Jesus, Filipe escutou do amigo: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Entretanto, Filipe nada disse a não ser: Vem e vê com seus próprios olhos, respeitando a postura do amigo descrente e permanecendo em silêncio até que Bartolomeu pudesse perceber a autoridade espiritual de Jesus. Wellerson relembrou que esta deve ser a nossa postura diante da convivência diária, já que o Espiritismo não deve ser imposto a ninguém, mas levado àqueles que desejarem se consolar nas páginas do Evangelho e da Codificação Kardequiana.



Malacacheta/MG


Na terça feira, tivemos nova alegria de cruzar o trecho de estradas de terra entre Capelinha e Malacacheta e encontrar a Fraternidade Espírita Sebastião Policarpo em sua sede própria, com piso novo, que refletiam o carinho com que os companheiros espíritas daquela cidade recebiam a todos no ambiente acolhedor e simples da casa espírita. Após o canto dos companheiros de estrada, Sueli e Nicodemos, o orador Wellerson iniciou o estudo a respeito de Bartolomeu, relembrando o seu encontro, na cidade de Memphis, com um homem que foi intermediário da mensagem de Confúcio ao coração de Bartolomeu, esclarecendo a respeito do valor da política enquanto recurso para o favorecimento do bem de todos, além de prevenir o futuro Apóstolo a respeito do chamamento que ele receberia do Messias. No estudo, o público presente pode escutar a respeito da maior virtude de Bartolomeu, a sinceridade, já que Jesus o elogiou nas páginas do Evangelho, dizendo: Eis aí um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento. Bartolomeu falava aquilo que ia dentro do seu coração. E nós será que já aprendemos a ser coerentes entre o que expressamos e o que vai no nosso coração? – convidou à reflexão o orador.

Ao final, Wellerson relembrou o martírio do Apóstolo, que foi esfolado vivo por amor a Jesus. Relembrou também do que Bartolomeu representa em outros credos religiosos, como o católico – Santo – e os cultos afrobrasileiros, a Umbanda e o Candomblé, que ensinam também sobre Obaluaê. O orador lembrou que, à luz da Doutrina Espirita, os santos são espíritos desencarnados e que muitos deles eram médiuns quando estavam na Terra, tendo conquistado uma condição espiritual mais adiantada. O orador relembrou também que as práticas da Umbanda e do Candomblé não devem ser confundidas com os ensinos da Doutrina Espírita, que é uma Ciência, uma Filosofia e uma Religião, cujo fundamento é o Evangelho de Jesus, sem dogmas, nem rituais de quaisquer espécies. Ao final, foi lida uma poesia sobre o Apóstolo.

Turmalina/MG



Na quarta feira, o encontro foi realizado na Fraternidade Espírita Seara de Jesus, em Turmalina. O encontro teve um sabor especial, porque recentemente aquele grupo espírita inaugurou a sua sede própria, após longo tempo de obras e de muito esforço conjunto. Cada um pode colocar o seu tijolinho e a sua vibração nas paredes da instituição, demonstrando que, unidos, podemos realizar muito pelo Movimento Espírita do nosso querido Vale do Jequitinhonha. O Coral de Turmalina iniciou as atividades cantando hinos que harmonizaram o ambiente e, após a prece inicial, o orador Wellerson falou a respeito do Apóstolo Tiago Menor. A casa ficou cheia de adultos e de crianças e o público pode relembrar a trajetória do Apóstolo que era irmão de dois outros Apóstolos, Mateus e Judas Tadeu. Tiago Menor era aferrado aos conceitos judaicos e, por isso, o orador relembrou quantos chamamentos ele recebeu para que seu coração pudesse se abrir até o momento em que Jesus o chamou. E nós, quantos chamamentos temos recebido? O orador aproveitou para ressaltar que a mediunidade é um fenômeno natural que esteve presente em todos os momentos da Humanidade, nas páginas do Novo Testamento, entre os santos, entre os protestantes, no fenômeno das línguas, no movimento carismático de imposição de mãos e, hoje, é estudado de maneira objetiva e pedagógica pelo Espiritismo. Tiago foi, segundo Paulo de Tarso, um dos pilares da Igreja Primitiva, em Jerusalém, mesmo tendo tentado trazer para o Cristianismo nascente algumas práticas exteriores do Judaísmo como não comer carne de certos animais ou a circuncisão. O reino de Deus não vem de práticas exteriores, relembrou Jesus, mas deve ser vivenciado dentro do próprio coração, por isso não importa a religião que temos, mas o que fazemos da religião que temos, que precisa nos ensinar a amar o próximo como a nós mesmos.

Minas Novas/MG



Na quinta feira, a Caravana da AMEVale esteve em Minas Novas, uma das casas espíritas pioneiras da região, onde os companheiros levam o trabalho adiante de forma simples e perseverante. A reunião foi realizada em um espaço comunitário, onde Sueli e Nicodemos puderam entoar, pela primeira vez, o hino Jóias do Vale, feito em alusão ao trabalho de apoio às casas espíritas do Vale do Jequitinhonha, para que todos possam unir as mentes em favor do mesmo ideal. O público presente pode escutar a respeito das palavras de Basílio, um homem que, na juventude de Judas Tadeu, pode apresentar aos olhos do futuro Apóstolo telas mentais que revelavam a história de Jesus. Wellerson explicou como se dá o processo de recebimento das preces que seguem da Terra ao Plano Espiritual, relembrando o livro Cartas de Uma Morta, psicografado por Chico Xavier, pelo Espírito Maria João de Deus. No livro Boa Nova, psicografado também por Chico, Judas Tadeu é retratado como alguém muito impressionado com as curas de Jesus, sobretudo daqueles que estavam submetidos aos problemas obsessivos, hoje reconhecidos pelo Código Internacional de Doenças. Como ele, todos nós somos muito impressionados com os fenômenos espirituais de toda sorte, mas o mais importante da mensagem do Evangelho é o seu conteúdo moral, que está presente em todas as religiões – arrematou o orador.

Angelândia/MG




Na sexta-feira, estivemos na Casa Maria Santíssima, em Angelândia, onde corações de Maria evangelizam e prosseguem no trabalho de divulgação da nossa querida Doutrina Espírita. O público presente pode escutar o canto de Sueli e Nicodemos, que uniram os companheiros presentes nas vibrações do canto, asserenando as mentes e auxiliando na sintonia para que todos pudessemos estudar sobre a vida de Mateus, o irmão de Judas Tadeu e de Tiago Menor. Wellerson lembrou que Mateus foi chamado por Jesus quando trabalhava no Telônio, a alfândega dos dias atuais. Mateus, então, deixou para traz o seu instrumento de trabalho e seguiu Jesus, sem pensar duas vezes. O orador relembrou que Mateus desprezou homens pobres que o procuraram para auxiliar a Jesus e, após escutar o Sermão do Monte, as bem-aventuranças, Mateus entendeu que havia cometido um erro e reparou esse erro, convidando os pobres para estarem em sua casa, conforme narra Irmão X, no livro Boa Nova. Ao final, foi declamada uma poesia que falava a respeito de Mateus.




Capelinha/MG



No Sábado, a Caravana do Vale abriu uma brecha no trabalho espírita para a realização de uma palestra de cunho motivacional na Escola Estadual Professor Antônio Lago, em Capelinha, para os professores. No encontro, aquele grupo de missionários da educação relembrou histórias e ensinos de educadores não religiosos e religiosos, protestantes, católicos, espíritas. Alguns puderam se emocionar com o exemplo de educação oferecido por Jesus, o maior educador de todos os tempos, no episódio do lava pés e com a metáfora da Nuvenzinha Marli, que queria ser tudo, menos nuvem. Após muitas decepções, ela pode descobrir que o seu choro bem-aventurado é que fecunda o Mundo. Ao final, a emoção foi a tônica do encontro que se uniu em sentimento pela história da polonesa judia que salvou cinquenta e quatro crianças da morte, em um Campo de Concentração, na II Guerra Mundial. Quantas Lubas temos, hoje, nas nossas escolas, lutando corajosamente para salvar as nossas crianças das garras da fome, da violência, das drogas, da desestrutura familiar? – concluiu o orador.

Veredinha/MG




Em Veredinha, a palestra foi realizada na União Espírita de Veredinha, que se reúne na residência de Dona Mercês, o coração que abre a sua casa para acolher a todos os que desejem escutar a mensagem do Evangelho à Luz do Espiritismo, naquela localidade. O público ouviu sobre a vida do Apóstolo mais desconhecido de todos, Simão, o Zelote. O Apóstolo que tinha profundo envolvimeno político com o Zelotismo, um partido que lutava contra a dominação do Império Romano, encontrou Jesus e João Batista quando eles eram adolescentes e, desde aquele momento, recebeu o ensino de que as lutas políticas existem desde os primeiros homens da Terra. A trajetória de Simão foi relembrada, sobre como ele desinteressou-se paulativamente pelas lutas políticas, para aprender a verdadeira luta, o bom combate, a luta contra o orgulho e o egoísmo existentes na alma de cada um de nós, descobrindo, assim, o partido do amor. Quando nós lutamos contra, nós nos armamos, quando estamos a favor de algo nós amamos, disse o orador, relembrando as palavras de Divaldo Franco. Por isso, devemos estar sempre a favor da vida e da paz e nunca contra ninguém.




Padre João Afonso/MG



À tarde, a Caravana da AMEVALE seguiu para a comunidade rural de Padre João Afonso, no Parque da Serra Negra. Em uma casa espírita, os companheiros de Capelinha e de Itamarandiba unem suas forças às de companheiros daquela comunidade a fim de levar a mensagem de consolo, a evangelização das crianças e a divulgaçao dos ensinos de Jesus, à luz da Doutrina Espírita. É um trabalho de encher o coração e os olhos, sobretudo pela presença de muitas crianças extremamente inteligentes e bem educadas. No encontro, o Wellerson falou para as crianças a respeito do Apóstolo Tomé, que ficou conhecido como aquele que tinha muitas dúvidas. As crianças foram convidadas a colorir um desenho de Jesus e Tomé e deveriam, durante a palestra, escrever todas as perguntas que elas quisessem, a fim de, após o encerramento da palestra, elas procurarem seus pais ou outros adultos ali presentes, que pudessem responder às perguntas. Com isso, a atividade estimulou nas crianças o exercício de buscarem respostas às dúvidas que têm. Enquanto isso, o orador relembrou o valor do Apóstolo Tomé para nós, os cristãos, já que cabe a todos nós desenvolvermos a fé raciocinada e não a fé cega. A fé deve ser permeada do bom senso e todos podemos e devemos questionar aquilo que entendemos não fazer sentido. Jesus, por muitas vezes, reuniu-se com os seus Apóstolos para tirar dúvidas e que os nossos questionamentos devem servir para que encontremos as certezas da vida: a imortalidade da alma, como Jesus comprovou; o Deus de Amor e de Misericórdia, que é Pai de todos nós; a lei de causa e efeito, que nos ensina que nós colhemos aquilo que plantamos. Ao final, Wellerson relembrou o martírio de Tomé, na Índia, que, embora tenha duvidado de Jesus haver regressado da morte, entregou a sua vida à divulgação da mensagem do Mestre após tocar as suas chagas, retirando deste fato a certeza de que necessitava. Ao final, foi declamada uma poesia sobre o Apóstolo Tomé.





Capelinha/MG



A última palestra do Sábado foi realizada no Grupo Espírita Centelha de Luz, em Capelinha, onde os primeiros impulsos de divulgação do Evangelho de Jesus na região começaram e dali a luz se espraiou para outros cantos. No encontro, o público pode sentir o coração envolvido pelo canto do Coral Espírita do Centelha, que muito auxiliou na vibração da noite. Os presentes puderam ouvir a respeito do Apóstolo Judas Iscariotes, o mais polêmico dos doze. Wellerson pode trazer ao público as informações contidas no livro Ave Luz a respeito do diálogo mediúnico entre Judas e o Rei Salomão, que advertiu o Apóstolo sobre suas tendências e o convite do Messias. Judas ficou responsável pela bolsa. Jesus, muitas vezes, nos dá atribuições que nos auxiliam a lidar com as nossas próprias dificuldades – asseverou Wellerson, relembrando que Jesus advertiu a Judas sobre o cuidado para que a bolsa não lhe pesasse sobre o ombro. Algumas mensagens psicografadas por Chico, pelos espíritos Irmão X e Maria Dolores, foram relembradas. O orador demonstrou que a história de Judas mostra o tamanho da amizade que Jesus tinha por ele e tem por todos nós. Convidando o público a relembrar os momentos cruciais da traição, Wellerson destacou quais as falas e gestos, segundo as tradições da época, demonstram o amor incondicional de Jesus pelo amigo. Em reflexão valiosa, o orador relembrou que Judas, já se encontra em avançada evolução espiritual graças as várias reencarnações que culminaram na existência como Joanna D’arc. Apesar da escolha infeliz do suicídio, Jesus ofereceu a ele novas oportunidades de reequilíbrio e fortalecimento, a fim de que ele prosseguisse em sua vilegiatura evolutiva. E hoje, não faz sentido queimarmos o boneco de um companheiro espiritual que já está muito à frente de nós e já se redimiu dos seus erros, que ocorreram mais por ignorância do que por intenção de prejudicar a Jesus. Ao final, o orador declamou uma poesia a respeito de Judas. E os trabalhos foram encerrados com muita emoção de todos os presentes.

Diamantina/MG

A V Semana da AMEVALE foi finalizada no Domingo, em Diamantina, no Centro Espírita Saulo de Tarso, grupo espírita pioneiro do Espiritismo nas terras do Arraial do Tejuco. O Coral Espírita de Diamantina encantou a todos com o Salmo 23. O tema proposto foi Jesus e os Apóstolos e o orador aproveitou passagens estudadas ao longo das doze cidades que compartilharam a V Semana Espírita da AMEVALE. Ao abordar a passagem do lava pés, quando Jesus exemplifica a humildade para combater as disputas que nasciam entre os Apóstolos, a mensagem calou fundo aos corações espíritas presentes. As referências ao amor incondicional de Jesus por Judas Iscariotes também tocaram os corações, em uma noite de muita harmonia e paz, em que foi possível sentir todo o amor que a Espiritualidade dedica ao Movimento Espírita de Diamantina. Ao final, o Coral foi convidado a cantar novamente o Salmo 23 e a prece realizada pela Sãozinha, Presidenta da Aliança Municipal Espírita de Diamantina e do Saulo de Tarso, encerrou o encontro, repleto de vibrações alcandoradas de luz, a fim de renovar a todos para os trabalhos da Semana Espírita de Diamantina.