Era da Vivência Cristã - Sergipe e Bahia

 “Ide e pregai, levai a minha mensagem a todos os povos e onde se fizer necessário.”
Jesus

A convite de Flávio dos Santos, Coordenador da ARE 5 da Federação Espírita do Estado do Sergipe, nos dias 15 a 20 de novembro de 2014, foi realizado um ciclo de palestras em algumas cidades do Estado de Sergipe e uma cidade da Bahia, onde tivemos a oportunidade de compartilhar com os confrades espíritas daquelas terras ensolaradas o estudo do Evangelho sob a Luz da Doutrina Espírita.
Com o propósito de vibrarmos uns pelos outros, na caminhada abençoada sob as bençãos da Doutrina Espírita, nas Terras da Pátria do Evangelho, postamos aqui informações sobre aqueles dias que deixaram muita alegria e gratidão nos nossos corações.

Aproveitamos ainda para agradecer profundamente aos irmãos das cidades de Itabaianinha, Umbaúba, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Paripiranga, Boquim e Aracaju que nos acolheram com muito amor. 

Bem-aventurados os puros de coração - Riachão do Dantas/SE


A caravana espírita iniciou seus trabalhos, em 15/11, no Município de Riachão do Dantas, Centro Espírita Paz e Luz, situado a Avenida Engenheiro Joel Fontes Costa, s/n.
O orador espírita Wellerson Santos falou a respeito do tema Bem-aventurados os puros de coração, relembrando as experiências do Apóstolo Mateus com homens simples que foram desprezados por ele, antes de o publicano ouvir e anotar, em seu Evangelho, as bem- aventuranças pronunciadas por Jesus, no monte.

Ao final, o público pode se emocionar com a história ocorrida com o orador Divaldo Pereira Franco e com uma mãe humilde e simples de coração que se entregou de corpo e alma à tarefa de criar o filho, dando grande exemplo do amor incondicional, do perdão e da humildade.


Vivendo no Mundo sem ser do Mundo - Boquim/SE



No dia seguinte, a caravana espírita integrou-se aos trabalhos do Centro Espírita Sementes de Luz, Avenida Manoel Eugênio, 64. A instituição comemorou seu segundo ano de fundação, no Município de Boquim/SE, terra natal de Martins Peralva. O público presente lotou as dependências do centro e após as primeiras palavras da direção da instituição, os confrades presentes foram convidados à reflexão: Viver no Mundo sem ser do Mundo.
O orador espírita Wellerson Santos narrou a história do mancebo rico, enriquecida pelos relatos das obras do Espírito Amélia Rodrigues, para demonstrar como nós temos dificuldade em priorizar o convite de Jesus nas nossas vidas, preferindo as coisas do Mundo.
O público pode conhecer um pouco sobre vários conceitos de felicidade ao longo da história da humanidade até chegar ao conceito de Sócrates: a felicidade de entender-se como Espírito Imortal. A felicidade demonstrada por Jesus que ensina que o Reino de Deus está dentro de nós e resulta da consciência do dever cumprido.

Ao final, o público pode se emocionar com a experiência de uma mulher polonesa judia que pode salvar a vida de 84 crianças no Campo de Concentração de Bergen-Belsen, durante a Segunda Guerra Mundial.



O Significado da Vida - Umbaúba/SE








Em Umbaúba/SE, à Rua Thomas Silveira, n.º 76, os confrades do Templo de Estudos Espíritas Caminheiros da Luz receberam a caravana espírita em noite de vibrações ternas, na qual o público pode refletir sobre o tema: O Significado da Vida.
Relembrando o conto A águia e a Galinha, imortalizado por Leonardo Boff, o orador convidou a que cada um pudesse encontrar dentro de si a sua dimensão espiritual – representada no conto como a águia que vive como galinha, mas que precisa descobrir a sua capacidade de voar rumo aos braços de Deus.
O que a vida quer de mim? – o questionamento que representa o cerne da Logoterapia, desenvolvida pelo judeu Victor Frankell, após as experiências sofridas no campo de concentração, na II Guerra Mundial. A maioria de nós sabemos o que queremos da vida, mas poucos de nós nos preocupamos em responder ao questionamento o que a vida quer de mim? A vontade divina para nossa vida. A resposta a esta pergunta é o sentido de nossa vida e não será trazida pelos mediuns, pelos terapeutas, pelos gurus, pelos sacerdotes, mas a nossa consciência indicará ao passarmos pelas experiências do dia a dia, em familia, no trabalho, no templo religioso, na sociedade. Ouçamos nossa consciência, com o apoio na mensagem do Evangelho, para que nos conduza aos caminhos do amor.
Ao final da palestra, a presença dos Benfeitores Espirituais pode ser sentida de forma mais intensa, pela emoção que pairava no ar. Em seguida, com o silêncio sepulcral dos confrades, a Espiritualidade Amiga escreveu, por meio do orador, as mensagens de exortação ao trabalho e de união, a fim de que cada um pudesse lançar mãos à charrua, nestes tempos de transição.







O Cristo Descrucificado - Vianna de Carvalho


O CRISTO DESCRUCIFICADO

A Doutrina Espírita, manancial de luz que verteu do Mais Alto em favor de toda a Humanidade, traz de volta aos nossos corações o Evangelho de Jesus.
Como Consolador Prometido, o Espiritismo vem cumprir, na época predita, as profecias do Cristo em relação ao Paracleto, que permanecerá por toda a eternidade junto de nós.
Nestes momentos de grandes dores em que deambulam pelas estradas da vida tantos necessitados do corpo e da alma, urge que descrucifiquemos o Cristo e deixemo-Lo fazer morada na intimidade de cada um.
O Evangelho é o bálsamo para as nossas feridas. É a bússola condutora para a nossa libertação.
Que possamos dar graças sempre, porque fazemos parte deste momento de grande transição, e empenhemo-nos por realizar a nossa missão, dando um significado verdadeiro para a nossa vida.
Prossigamos para a frente e para o alto.
Que possamos alcançar a vitória sobre nós mesmos, levando a nossa cruz ao Monte Gólgota da autolibertação.
Paz, amor, instrução...
Um abraço fraternal, do amigo de diversas horas,

Vianna de Carvalho


(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos, no dia 16 de novembro de 2014, no Templo de Estudos Espírita Caminheiros da Luz, em Umbaúba/SE.) 

União e Trabalho - Martins Peralva


UNIÃO E TRABALHO

Meus queridos conterrâneos sergipanos, que as bênçãos de Jesus nos envolvam em paz e harmonia.
Felizes aqueles que são convidados para o Banquete Divino.
Unamo-nos cada vez mais para que o trabalho do Cristo possa florescer.
Fortificai os vossos corações a fim de que, unidos e apoiados na base segura do Evangelho, consigam realizar o que o Cristo espera de cada um.
Amai-vos uns aos outros como o Cristo nos amou.
Trabalho sempre!
Jesus nos disse: Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também.
Mãos à enxada. Há muito que se realizar.
O terreno já está preparado, lançai as sementes e trabalhai para que floresça e frutifique.
Muita paz e luz aos corações amigos.

Martins Peralva


(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos, no dia 16 de novembro de 2014, no Templo de Estudos Espírita Caminheiros da Luz, em Umbaúba/SE.) 

A Cura Real - Paripiranga/BA



No dia 17/11, a caravana espírita rumou para Paripiranga/BA, reunindo-se ao Grupo Espírita Amor e Redenção, localizado à Praça Castro Alves, n.º 36. Sob o açoite de intensa chuva, a caravana espírita e os confrades do centro de Paripiranga puderam demonstrar a lealdade ao compromisso assumido, comparecendo em peso e no horário aprazado para a realização dos estudos da noite.
Em ambiente de muito bom humor e da união fraterna que neutralizou a umidade e o frio, o público presente foi convidado à reflexão a respeito dos caminhos para encontrar-se “A Cura Real”, a cura do espírito, para que o corpo possa ter saúde.
O orador contou a história do paralítico de Cafarnaum, que, após ser curado por Jesus, voltou a apresentar a doença, já que não mudou o seu comportamento e permaneceu com o propósito de aproveitar os prazeres materiais da vida, sem valorizar a oportunidade da existência para cultivar os valores da alma.
“Para a Cura Real, Kardec ensina no livro O Céu e o Inferno que são necessários a fé, o merecimento e a vontade” – disse o orador. Com apoio em curas realizadas por Jesus e em experiências do médico Deepak Chopra, o orador demonstrou serem necessárias a fé em si mesmo, a fé no médico, no tratamento médico e, sobretudo, a fé em Deus. O trabalho por se modificar interiormente e a vontade firme de sair de uma condição enferma para o estado saudável de viver são imprescindíveis. O público pode rir com as histórias inesquecíveis de Jerônimo Mendonça, o Gigante Deitado.

Ao final, o orador deu o exemplo de um paciente com câncer avançado e o que a sua incrível vontade de viver foi capaz de fazer pela saúde do seu corpo.



Perdão, Remédio Santo - Tobias Barreto/SE


Na terça feira (18/11), foi a vez de a caravana espírita aportar em Tobias Barreto, no Grupo Espírita Cristão, localizado à Rua Existente, n.º 166. O público lotou a casa espírita para refletir sobre o tema: Perdão, Remédio Santo, lição do livro Palavras de Vida Eterna (Espírito Emmanuel / Francisco Cândido Xavier).
O orador iniciou a palestra com a narrativa da história de um jovem americano que saiu de casa brigado com pai e descobriu mais tarde que ele faleceu após a partida do filho, caindo na culpa. O público pode acompanhar a saga do jovem Joe rumo ao autoperdão, que acabou por retornar às origens judaicas do pai em Jerusalém e ali, no muro das lamentações, encontrou um bilhete do pai com o pedido de perdão ao filho. A vida sempre nos coloca frente a frente para a oportunidade do perdão. Jesus nos ensinou a perdoar setenta vezes sete vezes, porque o perdão deve ser incondicional e deve ser oferecido, sobretudo, aos nossos inimigos. Perdoar é não devolver o mal com o mal, conforme ensina Joanna de Ângelis na psicografia de Divaldo Pererira Franco.

Ao final, o orador relembrou a célebre história de Chico com a mulher que suportou o marido até o fim e que teria que reencarnar com ele novamente para poder amá-lo até o fim. Sob o riso saudável dos presentes, o encontro se encerrou, envolvido em vibrações de muita harmonia e paz.




Grupo de Idosos - "CONVIVER" - Umbaúba/SE



Em Umbaúba/SE, o Grupo de Idosos CONVIVER que é coordenados pela Primeira Dama daquela cidade, reuniu-se também para escutar a respeito da vida de Francisco de Assis, o pobrezinho de Deus. O encontro contou com a participação do Prefeito da Cidade e foi iniciado com uma oração sentida de um das integrantes do grupo, o coro das vozes das senhoras presentes que se uniram em louvor à vida, após o que o orador Wellerson contou a bela história do menino que nasceu em Assis. A mãe, no momento do parto, pediu aos seus servos que a colocassem no estábulo, junto dos animais domésticos. Nascia, então, pela segunda vez na história, uma criança nas palhas úmidas de uma estrebaria, relembrando o exemplo da simplicidade dado por Jesus.
Wellerson relembrou o despertamento de Francisco de Assis que funda a Ordem Franciscana para vivenciar os preceitos da Igreja acrescentados de mais um: a pobreza.
Ao final, o público pode emocionar-se com os testemunhos de Francisco, que, aos quarenta e quatro anos, despediu-se da Terra com as chagas que Jesus tinha na cruz, cego das duas vistas, sem, entretanto, nenhum traço de revolta, estava em paz porque havia cumprido a sua missão de trazer o Evangelho simples de Jesus aos corações.





O Compromisso do Trabalhador Espírita - Itabaianinha/SE



Na quarta feira (19/11), em Itabaianinha, o Centro Espírita Deus, Luz e Caridade reuniu muitos confrades espíritas da região para o estudo do tema “O Trabalhador Espírita e seu Compromisso com a Doutrina”. O encontro ocorreu na Rua do Bonfim, n.º 10. As reflexões da noite foram iniciadas com a narrativa do livro A Vida Escreve (Espírito Hilário Silva / Francisco Cândido Xavier). Trata-se do encontro espiritual de Eurípedes Barsanulfo com Jesus, durante o sono físico. O apóstolo de Sacramento pode perceber as lágrimas que Jesus derrama de compaixão por aqueles que conhecem a mensagem do Evangelho e não a colocam em prática. Algumas experiencias do livro Tormentos da Obsessão foram trazidas para demonstrar que aqueles a quem muito foi dado, muito será pedido, de forma que, enquanto trabalhadores espíritas, é necessário termos a consciência sobre a importância do compromisso com a Doutrina Espírita. O público pode refletir sobre disciplina, pontualidade, humanidade e a necessidade do estudo da Codificação Espírita, a fim de que o trabalho seja realizado com segurança e cumpra a sua finalidade de levar Jesus aos corações, consolando e esclarecendo aqueles que busquem o centro espírita. Ao final, o público pode se emocionar com a história de Kardec que recebe uma carta de agradecimento por haver publicado O Livro dos Espíritos (O Espírito da Verdade – Espírito Hilário Silva / Francisco Cândido Xavier). “Hoje, o Espiritismo tem salvo a vida de milhões, quem sabe não salvou a nossa que aqui estamos nesta noite. Que possamos valorizá-lo, amá-lo e dedicar à sua divulgação aquilo que temos de melhor no coração” – finalizou o orador.

Ao final, o público pode ouvir, emocionado, duas mensagens da Espiritualidade que se dedica ao trabalho de divulgação do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita naquela região. A mensagem psicografada pelo Espírito José Maria Costa, médium trabalhador querido na região, que muito contribuiu para a consolidação do Movimento Espírita Sergipano e do querido Bezerra de Menezes.




Estamos Juntos - José Maria Costa


ESTAMOS JUNTOS

Meus queridos irmãos, que as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo envolvam os nossos espíritos em luzes e paz. 
Para o meu espírito é sempre uma alegria renovada estar junto dos seus corações. Estamos juntos na caminhada. 
Persistam na jornada e não deixem que o desânimo se apodere dos seus corações.
Os desafios são para serem vencidos. Deus nos oferece oportunidades de mais servir e vamos aproveitando na medida do que podemos. 
Não sou nada, apenas um pequeno servidor que, como todos vocês, busca trabalhar no bem. Fiz muito pouco dentro da proposta que me foi confiada.
Hoje, percebo os meus erros e tropeços, mas me sinto honrado com as orações, o carinho endereçado ao meu Espírito e agradeço, embora não seja merecedor. 
Jesus seja sempre o nosso guia. Tenhamos o Evangelho como o nosso livro a oferecer o roteiro seguro, para encontramos a nossa própria iluminação.
O meu abraço saudoso,

José Maria Costa

(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos, no dia 19 de novembro de 2014, no Centro Espírita Deus, Luz e Caridade, em Itabaianinha/SE.)


Ombro a Ombro - Bezerra de Menezes



OMBRO A OMBRO

Na Era da Vivencia Cristã é preciso que nos esforcemos a cada dia para que possamos trabalhar e servir à causa do Evangelho de Jesus.
Amados da minha alma, nesta noite festiva, em que aqui nos encontramos sob a égide do Cristo, empunhemos a bandeira da caridade. Somente ela nos leva à libertação.
Quando o Filho do Homem assentar-se no trono da sua glória, ele separará os bodes das ovelhas, os justos dos injustos, os bons dos maus - esta hora chegou, filhos meus.
Neste momento em que nos esforçamos para instaurar na Terra a Era da Vivencia Cristã, possamos acender a luz na intimidade dos nossos corações, iluminando a todos os que estão à nossa volta.
Unamo-nos como um grande feixe inquebrantável de varas a fim de que o testemunho da união seja oferecido pelo nosso exemplo.
Sejamos nós os verdadeiros cristãos da Nova Era que se inaugura na Terra.
Sejamos nós os que iremos desfraldar a bandeira dos compromissos assumidos antes de volvermos ao corpo físico.
Nesta noite de bênçãos, neste entrelaçamento de corações, fomos convidados a representar os Espíritos espíritas desta cidade e a trazer o abraço, o carinho, daqueles que vos antecederam na jornada.
Registramos a presença dos trabalhadores da primeira hora, dentre eles, José Maria e José Marçal, carinhosamente chamado de Sindoca. Além deles outros tantos familiares, amigos desencarnados, que aqui se encontram vivenciando o amor, porque o sentimento que nos une verdadeiramente vai além das estruturas físicas, orgânicas.
Amados do meu coração, trabalhemos dia após dia, não desanimemos diante dos obstáculos, esforcemos-nos por melhorar.
Agradecemos ao Senhor de Bênçãos a oportunidade de aqui estarmos nesta noite, envolvendo em luzes alcandoradas os vossos Espíritos para que saiam daqui melhores do que chegaram.
Recebam, amados do meu coração, o abraço paternal, do Servidor Humílimo de Jesus,
Bezerra de Menezes

(Mensagem psicofônica pelo médium e orador espírita Wellerson Santos, no dia 19 de novembro de 2014, no Centro Espírita Deus, Luz e Caridade, em Itabaianinha/SE.)


Jantar de Confraternização - Itabaianinha/SE



 Após a noite de muito estudo, fraternidade e paz, os confrades do Centro Espírita Deus, Luz e Caridade promoveram uma confraternização na Chácara São Pedro da nossa irmã Jeane, onde, nas quartas feiras, funciona um grupo de apoio à pessoas dependentes de álcool.

Naquela noite, reuniram-se os frequentadores do grupo de apoio e os confrades do Centro Espírita que, sob a música agradável, a conversação edificante e sem qualquer espécie de vinho ou álcool, puderam se embriagar da alegria e da fraternidade verdadeira que só o Evangelho de Jesus ensina a cultivar.





Aracaju/SE




No último dia nas Terras do Sergipe, a caravana espírita visitou o Grupo de Trabalho Caminho da Redenção, em Aracaju/SE, à Rua Permínio de Souza, 104 - Cirurgia, onde o orador espírita Wellerson Santos falou sobre o tema: Ide e Pregai. A reunião contou com a presença da Presidente da FEES – Federação Espírita do Estado de Sergige – Maurilourdes.
O público presente pode escutar sobre o sermão proferido por Jesus no dia conhecido pela Igreja Católica como o dia de Pentecostes, quando Jesus conclama os seus discípulos a levar o Evangelho, pelo Mundo, onde ele se fizer necessário. O orador relembrou algumas das exortações de Jesus como dar de graça o que de graça recebestes; seja o teu falar sim sim, não não; bater o pó das sandálias, relembrando alguns exemplos dos primeiros cristãos, que são narrados pelas obras de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e de João Nunes Maia. O orador relembrou também a primeira palestra do orador Divaldo Pereira Franco realizada na antiga sede da União Espírita Sergipana, com o auxílio do Espírito Irmão X, que ensina a necessidade daquele que se propõe à divulgação da Doutrina Espírita de preparar-se previamente para o trabalho.
Ao final, Wellerson orador contou a história de Inácio de Antioquia, narrada pelo espírito Joanna de Ângelis, que demonstra que a melhor forma de divulgação da mensagem espírita-cristã é o exemplo e a renovação interior, que arrasta as multidões.
“Nestes dias em que os cristãos não mais são jogados às feras, nem queimados vivos, dar o testemunho da vivência do Evangelho é o desafio primordial de todos nós” - finalizou o orador.


Onde está Jesus? - Fritz Schein

ONDE ESTÁ JESUS?

“... e ela deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura.”
(Lc 2:7)

No calendário terrestre aproxima-se o natalício de Jesus e, embora a Humanidade estertore na preparação das festividades, o Aniversariante permanece esquecido.
Nas mentes infantis, a figura do bom velhinho...
Na família, a preocupação com a decoração e a ceia farta...
Na sociedade, a busca pelo lucro com a venda garantida de grandes e caros presentes...
Onde está Jesus?
Onde se encontra o Homem que, nas palhas úmidas da lapa de Belém, ofereceu a lição da humildade ao se encarnar na Terra?
Onde está o Rabi que acolitou em Seus braços os mais sofridos e desesperançados?
Onde o Mestre que se curvou ao chão no último encontro com Seus seguidores para lhes lavar os pés?
Onde vive aquele Homem que trouxe a mensagem do amor, do perdão, da paz e da caridade?
Onde está Jesus?
Que na noite festiva de Natal, a figura mais importante seja lembrada em teu lar.
Que o suave hino cantado pelos Anjos do Senhor, no dia do Seu nascimento na manjedoura, seja entoado em teu coração.
Que o questionamento vigente na atualidade dentro da sociedade seja respondido: “Onde está Jesus?” e cada um possa responder: “Dentro do meu coração”.
Neste Natal, que a data festiva seja comemorada de forma diferente dentro do teu ambiente doméstico.
Que o Aniversariante possa ser convidado a estar em tua intimidade, junto dos teus amigos e familiares.
Festeja dentro do lar com os que te são caros...
Comemora...
Presenteia...
Entretanto, ora e acende a luz do Evangelho de Jesus dentro do teu coração.
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo com muitas realizações e conquistas.
São os votos do irmão de hoje e sempre,

Fritz Schein


(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos, no dia 26 de novembro de 2014, no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo/MG)