Entrevista Manuel Tibúrcio Nogueira


Espiritismo: Uma Proposta de Educação do Espírito


Manuel Tibúrcio Nogueira reside em Ituiutaba, interior de Minas Gerais onde é advogado, mestre e professor de direito civil. Seus pais eram católicos e ele se tornou espírita por influência do seu irmão, chamado Jerônimo que, ainda jovem, conheceu Francisco Cândido Xavier. Jerônimo incentivou-o a conhecer e ler os romances de Emmanuel e a coleção de André Luiz.


Atualmente tem atividades no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, localizado em sua cidade e criado em 1939, onde dirige os trabalhos de desobsessão; comenta os textos de O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de integrar a Equipe da Peregrinação, cujas atividades são inspiradas naquelas desenvolvidas durante longos anos, em Uberaba, por Chico Xavier.


Por ocasião do IV Congresso Espírita Mineiro, concedeu-me esta entrevista, abordando o tema de sua palestra: Espiritismo - Uma Proposta de Educação do Espírito. Dentre várias colocações nesta temática, o conferencista ressaltou que a Doutrina Espírita no processo de educação do espírito tem significativa contribuição visto que abre as nossas possibilidades de contemplar a vida imortal que possui o espírito. "Após a morte do corpo físico, vamos ajustar contas com a nossa própria consciência. Não tenhamos ilusões”. – alertou o expositor, que há quarenta anos realiza palestras em todo o país.


Wellerson Santos (Wellerson): Por que o Espiritismo é uma proposta de educação do espírito?

Manuel Tibúrcio Nogueira (Manuel): O professor Herculano Pires pontua, com encantadora lucidez, que a humanidade terrestre atravessou milênios vivenciando a era da matéria. Com a Doutrina Espírita passamos a viver na Terra a era do espírito. É o período de despertamento da criatura encarnada, para compreender a realidade que lhe é inerente, a realidade espiritual.


Wellerson: Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos, que a educação moral deve ser dada principalmente no lar, cabe aos pais direcionar seus filhos nesse processo. Porém, existem famílias em que os pais não são profitentes da mesma religião. Nesse caso, como eles deverão agir com seus filhos?

Manuel: Essa é uma decisão para ser tomada entre eles. De maneira que não gere conflitos, porque se houver fica pior. Caso haja divergência de ponto de vista, que seja decidido em casa, com equilíbrio, sem nenhuma imposição nem de um, nem de outro. A Doutrina Espírita é a doutrina da liberdade, é o objeto de reflexão da questão 841 de O Livro dos Espíritos.


Wellerson: A grande dificuldade hoje enfrentada pela família é de trazer para dentro da Casa Espírita a criança e o adolescente. Como a Doutrina Espírita, sendo uma proposta de educação para o espírito, pode chamar a atenção destes indivíduos para que eles possam ingressar no Movimento?

Manuel: Na verdade, a criança e o adolescente são criaturas reencarnadas. O Chico dizia que devemos deixar o jovem ser ele mesmo. Se forçarmos a barra para que ele seja o que queremos, pode-se criar ensejo de resistência. Convém criar ambiente favorável ao despertamento nele do interesse pelo conhecimento da realidade espiritual que há em cada criatura. É de grande valia que realizemos em casa, pelo menos uma vez por semana, o culto cristão, procurando reunir toda a família.


Wellerson: A Doutrina Espírita no ano de 2007 completou 150 anos e neste período pelo que se tem notícia, o Brasil é o país que mais possui adeptos. Na sua opinião, o Espiritismo vai se expandir e ser disseminado pelo Mundo? Como isto se dará?

Manuel: Tenho ouvido, com atenção e carinho, a Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, que é hoje uma das pessoas com mais freqüente atuação no exterior, difundido a Doutrina Espírita. Já ouvi dela que todo espírita, que puder, deve tentar dominar pelo menos uma língua estrangeira, com vistas a se for possível, levar o conhecimento da Doutrina Espírita a outros povos. A questão 798 de O Livro dos Espíritos informa que o Espiritismo se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza. Todavia, ainda dependemos da linguagem articulada para nos comunicarmos. Na palestra de abertura desse 4º Congresso Espírita Mineiro, o Dr. Nestor Masotti, presidente da Federação Espírita Brasileira, nos deu uma informação interessante, a de que nos Congressos Espíritas realizados no estrangeiro, a língua usada é o português brasileiro. Aliás, entendo oportuno lembrar a constatação do espírito Humberto de Campos no sentido de que o Brasil é o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho.


Wellerson: Eminentes educadores durante largo período da História afirmaram que só se educa o indivíduo que deseja ser educado. A Doutrina Espírita coaduna com esta afirmativa? Por que?

Manuel: A pessoa aprende quando quer. Podemos e devemos criar oportunidade para que o ser humano venha a se sentir estimulado a conhecer o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, principalmente através de ações. E esse é o grande objetivo: criarmos meios de estimular qualquer pessoa a querer aprender. Os espíritos nos ensinam que a verdade é como o manto de Cristo: não tem costuras e nem remendos. Sempre foi uma só, em todas as épocas da humanidade. Precisamos ir ajustando nossa capacidade de ver para comprendê-la tal qual ela é em plenitude. E isso não se faz num dia, num século, num milênio. O que necessitamos é agir todos os dias, todas as horas, no esforço de conhecermos a verdade.


Wellerson: Qual é a mensagem que o senhor deixa para os internautas?

Manuel: A mensagem que deixo para os leitores do jornal Evangelho e Ação, instrumento importante na difusão das idéias espíritas, é a palavra de Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier: “que é preciso cristianizar a humanidade é afirmação que não padece dúvidas. Entretanto, cristianizar com a Doutrina Espírita é raciocinar com a verdade e construir com o bem de todos, a fim de que, em nome de Jesus, não venhamos a fazer sobre a Terra mais um sistema de fanatismo e de negação”.


Wellerson Santos


(Foto: Edson Flávio – Entrevista publicada pelo jornal Evangelho e Ação – Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!