O Homem de Bem
“Prossegue Krishna, o Verbo Interno: ‘Vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida Divina. Ei-los: intrepidez, pureza de coração, perseverança em busca da sabedoria, caridade, abnegação, domínio de si mesmo, devoção, religiosidade, austeridade, retidão. Abstenção de más ações, veracidade, mansidão, renúncia, equanimidade, boa vontade, amor e compaixão para com todos os seres, ausência do desejo de matar, ânimo tranqüilo, modéstia, discrição, firmeza. Fortaleza, paciência, constância, castidade, humildade, indulgência’.”
Bhagavad Gita – A Mensagem do Mestre - Capítulo XVI – item 1-3 - Editora Pensamento
Krishna apresenta uma sabedoria ímpar e comovedora. No diálogo com o discípulo Arjuna, Ele descreve de forma notável a postura e a vivência do homem de bem no mundo, aquele que busca ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.
Com minhas parcas palavras, ser-me-ia impossível traduzir tantos ensinamentos trazidos pelo Mestre Indiano. Dessa forma, gostaria, com o teu aval, de realizar pequeninos comentários, se é que é preciso explicar o óbvio para a criatura humana.
Tem coragem para lutar contra os próprios enganos e as próprias mazelas, tentando o domínio sobre ti mesmo.
Busca arregimentar-te na religião, seja ela qual for, para que tenhas força na caminhada, em uma atitude e postura eloquente de religiosidade.
Enseja abnegados esforços para servir, faze o bem a outrem, doando o melhor de ti mesmo sem aguardar retorno.
Ora e medita sempre, buscando o autoconhecimento.
Sê mais rigoroso para contigo mesmo, esquecendo-te das faltas alheias.
Abstém-te de fazer o mal e de pensar no mal.
Sê paciente e tolerante, vivendo em perfeita harmonia com a sociedade em que te encontras para que te sintas feliz.
Durante a história evolucional do Planeta Terrestre, incontáveis e notórios homens e mulheres de bem por aqui passaram e aqui ainda estão: Maria de Nazaré, Louis Pasteur, Evita Perón, Albert Sabin, Madre Teresa, Albert Einstein, Maria Montessori, Nicolau Copérnico, Rigoberta Menchú, Nelson Mandela e tantos outros.
Se esses se fazem notórios, recorda-te, entretanto, dos homens de bem do anonimato: pais desvelados e trabalhadores que, com o suor do próprio rosto, trazem sustento para os seus; mães ternas que passam incontáveis horas no leito do filhinho amado, devotando-lhes amor e carinho; filhos dedicados que estendem os braços em direção a seus pais, dando-lhes o sustento necessário; homens e mulheres da sociedade que se esquecem de si mesmos e doam a própria vida em favor do próximo.
Todos esses, ilustres ou desconhecidos, estão unidos, trabalhando para a construção de um mundo novo de Paz e de Luz.
Sê também, na Terra, um homem de bem.
Belo Horizonte, MG, 18 de abril de 2009.
Aghornath Chattopadhyaya
Olá,
ResponderExcluirGostaria de comprar este livro. Onde encontro?
namaste!
Linda
Olá Lindaura, muita paz!
ResponderExcluirPara adquirir esse livro você pode entrar em contato conosco pelo email: wellersonespiritismo@gmail.com ou ainda pelo telefone (31)9748-7578 para lhe passarmos as informações.
Estando em BH/MG podemos enviar motoboy, estando em outro local enviamos via Correio.
Aguardamos o teu contato.
Paz e alegria!
Wellerson Santos