Depoimento: Angélica da Costa Maia




Angélica da Costa Maia
Oradora Espírita e Secretária de Comunicação Social do Centro Espírita Augusto Silva – Lavras/ MG


“Eu não quero correr o risco de reduzir o Chico a alguma
emoção minha. Eu quero, agora, esquecer de mim
e ver o Chico como um ser pleno e permanente
na vida de todos nós”.

Wellerson Santos (Wellerson): Os meios de comunicação em massa têm divulgado com ênfase os postulados espiritualistas, abordando, em muitos casos, temas do Espiritismo, mas sem nenhum compromisso com Kardec. Quais são as vantagens e desvantagens de uma divulgação como essa que vem ocorrendo?
Angélica da Costa Maia (Angélica):
Nós podemos ser solidários à toda e qualquer iniciativa que visa a crescimento do ser espiritual. Se há o entendimento do bem, se há um apelo a um progresso unindo razão e coração, nós temos que estimular essas iniciativas.
É claro que não podemos nos esquecer do nosso comprometimento maior que é a divulgação do Espiritismo, codificado por Allan Kardec, mas devemos ser solidários e estimuladores de todos os traços que visem ao bem comum. Isso, também, é nosso dever.

Wellerson: Na sua opinião, qual é a frase que define Chico Xavier?
Angélica:
Plenitude.

Wellerson: Nesses 92 anos de existência de Chico Xavier, qual é o episódio da vida dele que mais marcou a sua vida?
Angélica:
Eu penso que é um conjunto. Eu não consigo ver o Chico Xavier fragmentado. O Chico é um ser que tem um caráter tão permanente nos propósitos superiores que eu acredito que o meu coração sempre se envolveu em todos os episódios da sua vida, todos os que eu tive a oportunidade de conhecer pela leitura de suas biografias, porque eu não tive a alegria de conhecê-lo no corpo físico. Mas a vibração dele envolve a minha vida, de tal forma que eu vejo o Chico como um ser pleno, total, e não quero fragmentá-lo, aqui ou acolá.
Eu não quero correr o risco de reduzir o Chico a alguma emoção minha. Eu quero, agora, esquecer de mim e ver o Chico como um ser pleno e permanente na vida de todos nós.

2 comentários:

  1. Fantástica!!!
    ótima!!!

    ResponderExcluir
  2. Angélica é maravilhosa, mestra, grande estudiosa da doutrina, além de vasto conhecimento em outras área; tem a palavra iluninada...

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!