O Bhagavad Gita à Luz dos Espíritos

O Homem de Bem

“Prossegue Krishna, o Verbo Interno: ‘Vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida Divina. Ei-los: intrepidez, pureza de coração, perseverança em busca da sabedoria, caridade, abnegação, domínio de si mesmo, devoção, religiosidade, austeridade, retidão. Abstenção de más ações, veracidade, mansidão, renúncia, equanimidade, boa vontade, amor e compaixão para com todos os seres, ausência do desejo de matar, ânimo tranqüilo, modéstia, discrição, firmeza. Fortaleza, paciência, constância, castidade, humildade, indulgência’.”

Bhagavad Gita – A Mensagem do Mestre - Capítulo XVI – item 1-3 - Editora Pensamento

Krishna apresenta uma sabedoria ímpar e comovedora. No diálogo com o discípulo Arjuna, Ele descreve de forma notável a postura e a vivência do homem de bem no mundo, aquele que busca ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Com minhas parcas palavras, ser-me-ia impossível traduzir tantos ensinamentos trazidos pelo Mestre Indiano. Dessa forma, gostaria, com o teu aval, de realizar pequeninos comentários, se é que é preciso explicar o óbvio para a criatura humana.

Tem coragem para lutar contra os próprios enganos e as próprias mazelas, tentando o domínio sobre ti mesmo.

Busca arregimentar-te na religião, seja ela qual for, para que tenhas força na caminhada, em uma atitude e postura eloquente de religiosidade.

Enseja abnegados esforços para servir, faze o bem a outrem, doando o melhor de ti mesmo sem aguardar retorno.

Ora e medita sempre, buscando o autoconhecimento.

Sê mais rigoroso para contigo mesmo, esquecendo-te das faltas alheias.

Abstém-te de fazer o mal e de pensar no mal.

Educa-te sempre e constantemente.

Sê paciente e tolerante, vivendo em perfeita harmonia com a sociedade em que te encontras para que te sintas feliz.

Durante a história evolucional do Planeta Terrestre, incontáveis e notórios homens e mulheres de bem por aqui passaram e aqui ainda estão: Maria de Nazaré, Louis Pasteur, Evita Perón, Albert Sabin, Madre Teresa, Albert Einstein, Maria Montessori, Nicolau Copérnico, Rigoberta Menchú, Nelson Mandela e tantos outros.

Se esses se fazem notórios, recorda-te, entretanto, dos homens de bem do anonimato: pais desvelados e trabalhadores que, com o suor do próprio rosto, trazem sustento para os seus; mães ternas que passam incontáveis horas no leito do filhinho amado, devotando-lhes amor e carinho; filhos dedicados que estendem os braços em direção a seus pais, dando-lhes o sustento necessário; homens e mulheres da sociedade que se esquecem de si mesmos e doam a própria vida em favor do próximo.

Todos esses, ilustres ou desconhecidos, estão unidos, trabalhando para a construção de um mundo novo de Paz e de Luz.

Sê também, na Terra, um homem de bem.

Belo Horizonte, MG, 18 de abril de 2009.

Aghornath Chattopadhyaya

(Mensagem extraída de o livro O Bhagavad Gita à Luz dos Espíritos - Psicografado por Wellerson Santos - Espíritos Diversos - Participação: Charles Alexandre Simões Pires e Lincoln Junio de Oliveira Macedo)





2 comentários:

  1. Olá,
    Gostaria de comprar este livro. Onde encontro?
    namaste!

    Linda

    ResponderExcluir
  2. Olá Lindaura, muita paz!

    Para adquirir esse livro você pode entrar em contato conosco pelo email: wellersonespiritismo@gmail.com ou ainda pelo telefone (31)9748-7578 para lhe passarmos as informações.
    Estando em BH/MG podemos enviar motoboy, estando em outro local enviamos via Correio.
    Aguardamos o teu contato.
    Paz e alegria!

    Wellerson Santos

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!