Lar e Doutrina


Lar e Doutrina

Todas as criaturas que estão inseridas no Mundo têm as suas famílias. É o entrelaçamento de espíritos que têm a oportunidade de renascer no mesmo ambiente doméstico para estreitar laços, criando os elos espirituais.
É necessário, entretanto, que aliado ao trabalho lar, estejam os trabalhos espirituais.
Todos aqueles que serviram a Jesus e tinham compromissos com a família tiveram dificuldades de trabalhar, pois que foram incompreendidos pelos seus.
É necessário que cada qual concilie e perceba qual o movimento ideal a ser feito em cada momento, segundo as necessidades no lar ou na Doutrina.
O ideal é que dentro do lar os seres se unam no mesmo propósito, como outrora sucedeu-se com Simão e sua esposa, que juntos caminharam para servir ao Senhor Jesus, a ponto de sacrificarem o próprio corpo, dando os seus testemunhos. No dia em que Simão Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a sua esposa foi jogada as feras no Coliseu.
Porém, recordemos também do mestre Hypollyte Leon Denizard Rivail que teve ao seu lado a companheira Amelie Gabrielle Boudet, que lhe deu o apoio e o carinho de esposa devotada, trabalhando juntos para que se instalasse no Mundo a Nova Era.
No Brasil, tivemos a presença inolvidável de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, que teve em suas duas esposas as companheiras ideais que compreenderam as suas atividades no bem, deixando muitas vezes a sua família, como o filho doente, para atender àqueles que se encontravam mais necessitados.
Dessa forma, vamos perceber que, quando a criatura deseja servir à causa do Cristo, ela consegue conciliar lar e doutrina para que possa cumprir as suas tarefas designadas quando chegaram à Terra.
Mantenham-se firmes em seus ideais.
Busquem envolver a família, respeitando o livre arbítrio de cada qual. Não encontrando o respaldo neles, sigam em frente, e amem ainda mais os seus, dando-lhes o apoio porque são os doentes que precisam de médicos e não os sãos – já dizia Jesus.
Paz e luz aos corações amigos.
Um abraço fraternal, do irmão de hoje e de sempre.

Fritz Schein

(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos na cidade de Capelinha no dia 24 de julho de 2011, por ocasião da Reunião da Aliança Municipal Espírita do Vale do Jequitinhonha)

Capelinha - 23.07.11





150 Anos de O Livro dos Médiuns



Finalizando a II Semana Espírita da AME Vale do Jequitinhonha, no Grupo Espírita Centelha de Luz, em Capelinha, o orador e médium espírita abordou o tema: 150 Anos de O Livro dos Médiuns.


Nessa palestra, o orador retornou no tempo e fez uma viagem na história da mediunidade, no transcorrer dos tempos, até chegar ao lançamento de O Livro dos Médiuns, que se deu em janeiro de 1861.


Durante o estudo, Wellerson demonstrou a importância de se estudar a mediunidade para que se possa exercê-la com dignidade.


Ele finalizou a palestra, relembrando a vida do notável médium Francisco Cândido Xavier em uma experiência acontecida na cidade de Pedro Leopoldo com a presença de Divaldo Pereira Franco, a história de Lia e Conceição.


















Capelinha - 23.07.11




Seminários



No sábado, pela manhã e a tarde, foi a vez de Capelinha receber o médium e orador espírita Wellerson Santos para a realização de dois seminários: Curso para Expositor Espírita e Como fazer a Assistência Social com Crianças em Situação Familiar de Risco.


No primeiro seminário, pela manhã, o orador trouxe algumas diretrizes básicas para aqueles que desejam realizar o trabalho no campo da divulgação da Doutrina Espírita, relembrando fatos e histórias de expositores que ensinam com suas experiências.


No segundo seminário, no período da tarde, o palestra abordou o tema da Evangelização, apontando diversas situações de risco, como maus tratos, violência sexual, abandono, violência física e psicológica, trazendo uma visão da Doutrina Espírita acerca do assunto a fim de nortear os trabalhos na Assistência Social.


O grupo de trabalhadores presentes participou ativamente, trazendo seus questionamentos na troca salutar de experiências.




Caçaratiba - 22.07.11

Jesus e os Apóstolos

No Centro Comunitário de Caçaratiba, o orador e médium espírita Wellerson Santos foi recebido e abordou o tema: Jesus e os Apóstolos.
O palestrante relembrou a vida de Jesus com seus seguidores, dividindo-a de forma didática em três fases: chamamento, educação e missão.
Narrou as histórias bíblicas, conduzindo os que ali estavam por uma viagem pelas páginas do Evangelho.
A palestra foi finalizada com um questionamento que levou o público à meditação: quando foi que Jesus nasceu em seu coração?












Veredinha - 22.07.11


O que é o Espiritismo?


Na comunidade de Veredinha, onde não há uma Casa Espírita, o orador e médium espírita Wellerson Santos foi recebido na residência da Sra. Mercês, que realiza o culto do Evangelho no lar. Ali, para um grupo de amigos, ele abordou o tema: O que é o Espíritismo?
O orador voltou no tempo e narrou as experiências de Hydesville, os fenômenos das mesas girantes, até chegar no lançamento de O Livro dos Espíritos e demais obras.
Ele narrou o início do Espiritismo no Brasil e falou acerca do atual compromisso dos adeptos dessa Doutrina, que é o Consolador Prometido por Jesus.
Wellerson finalizou o seu trabalho contando a história de James Aggrey, o educador da cidade de Gana, na África, cuja mensagem se celebrizou por intermédio de Leonardo Boff - A águia e a galinha.













Minas Novas - 21.07.11







Transição Planetária



Foi em uma Escola Pública da cidade que a comunidade de Minas Novas recebeu o orador e médium espírita Wellerson Santos para falar acerca do tema: Transição Planetária.


O palestrante iniciou o seu trabalho relembrando a velha lenda da Babilônia, fazendo um paralelo com o surgimento da Terra e a divisão dos continentes hoje conhecidos.


À luz da Doutrina Espírita, o orador analisou o processo de transição pelo qual o Planeta está passando, explicando a necessidade dos flagelos destruidores: vulcões, terremotos, maremotos, tsunames.


O orador relembrou alguns fatos verídicos em tragédias noticiadas pela Imprensa e terminou a palestra, relembrando a Parábola dos Trabalhadores da Última Hora, convidando todos à reflexão.
















Turmalina - 20.07.11





Suicídio, Não!



Dando continuidade a II Semana Espírita da AME Vale do Jequitinhonha, o orador e médium espírita Wellerson Santos esteve na cidade de Turmalina, na sede do Grupo Espírita Seara de Jesus, para tratar acerca do tema: Suicídio, Não!


O palestrante iniciou o seu trabalho, recordando de comovente história real acontecida com Nair Franco, irmã de Divaldo Franco que optou pelo auto extermínio.


Durante a exposição, Wellerson demonstrou as causas e as consequências para quem envereda por esse caminho, apresentando sempre os aspectos consoladores da nossa Amada Doutrina.


O estudo foi finalizado com a recordação do suicídio de Judas Iscariotes e a sua trajetória no Mundo Espiritual até chegar a culminância na reencarnação como Joanna Darc, a jovem e intrépida guerreira francesa.









Angelândia - 19.07.11






A Família e a Atualidade


A Comunidade de Angelândia recebeu o médium e orador espírita Wellerson Santos em uma das Escolas Públicas da cidade para abordar o tema: A Família e a Atualidade.
Nessa palestra o orador narrou uma história real baseada no livro Pelos Caminhos da minha Vida, autoria de Cronim, demonstrando o valor da família.
Wellerson traçou de forma bem simples o avanço da instituição familiar no transcorrer dos tempos até os dias atuais, levantando as dificuldades de relacionamento hoje experenciadas por pais e filhos dentro do lar e os meios de se minimizar esses problemas por meio da presença do amor.
Terminou o trabalho recordando Jesus de Nazaré na cruz, quando transformou a Sua mãe na mãe do Apóstolo João e em nossa mãe, estendendo os laços de família, para demonstrar que os verdadeiros são os laços espirituais.






Santa Maria do Suaçuí - 18.07.11




Mediunidade com Jesus e Kardec



Na segunda feira, dia 18 de julho de 2011, o orador e médium espírita Wellerson Santos foi recebido em Santa Maria do Suaçuí, no Sindicato dos Trabalhadores da cidade, abordando o tema: Mediunidade com Jesus e Kardec.


Iniciou a palestra contando a história de Daniel Dunglas Home, um dos maiores paranormais que o século XIX já conheceu, traçando um paralelo com médiuns espíritas que enfocaram o trabalho voltado à mediunidade com Jesus e Kardec.


Foram relembrados Eurípedes Barsanulfo, Zilda Gama, a notável Yvonne do Amaral Pereira e o venerando Francisco Cândido Xavier.


Wellerson Santos finalizou a sua palestra falando acerca do médium de Deus - Jesus de Nazaré narrando os episódios da Transfiguração do Tabor e da cura de um menino epilético.
























Itamarandiba - 17.07.11






Jesus



Foi na noite de domingo do dia 17 de julho de 2011 que a Fraternidade Espírita Nova Luz, da cidade de Itamarandiba, recebeu, em sua sede, o orador e médium espírita Wellerson Santos para discorrer sobre o tema: Jesus.


O orador iniciou a sua palestra falando acerca dos notáveis guias da Humanidade que passaram pela Terra a fim de reacenderem a Mensagem Divina nos corações, mas que nenhum deles se igualou a Jesus - o Espírito Puro e mais evoluído que a Terra já conheceu.


No transcorrer do estudo, Wellerson narrou diversos fatos evangélicos, demonstrando que Jesus realmente é o Mestre por Excelência.


A palestra foi finalizada com a lembrança do encontro memorável de Eurípedes Barsanulfo com Jesus e as lágrimas do Meigo Rabi por causa dos cristãos que ainda não cumprem e nem vivenciam o Seu Evangelho.














Coluna - 17.07.11








Amai-vos e Instruí-vos



Foi no domingo pela manhã que a cidade de Coluna recebeu o médium e orador espírita Wellerson Santos, na Escola Pública da cidade, para abordar o tema: Amai-vos e Instrui-vos.


Nessa palestra o orador iniciou com a referência aos dois mandamentos deixados pelo Espírito de Verdade ao Codificador da Doutrina Espírita, em 1860, e inseridos em O Evangelho Segundo o Espiritismo.


O tema foi abordado por meio de um paralelo com as duas asas da evolução: o amor e a sabedoria, a que se refere o espírito André Luiz, pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, a respeito da proposta kardequiana.


O orador relembrou a história de Frederico Figner ou Irmão Jacob do livro Voltei, psicografia de Chico, para ilustrar o tema.


Finalizou a palestra narrando ao sabor da emoção a história contada por Eça de Queiroz, intitulada O Milagre.






Carbonita - 16.07.11





O Consolador Prometido



Dando início a II Semana Espírita AME Vale do Jequitinhonha, o orador e médium espírita Wellerson Santos, na cidade de Carbonita, na Câmara dos Vereadores, abordou o tema: O Consolador Prometido.


Relembrando o último encontro de Jesus com os Seus Apóstolos, na chamada A Última Ceia, quando o Mestre prometeu aos Seus seguidores enviar um outro consolador, o orador narrou a história do surgimento do Espiritismo na França, falando acerca dos três aspectos basilares da Doutrina: ciência, filosofia e religião.


Durante a exposição, Wellerson Santos demonstrou porque o Espiritismo é o Consolador Prometido por Jesus.


Finalizando a exposição o orador narrou bela história psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Hilário Silva, no livro O Espírito de Verdade, contando a importância de O Livro dos Espíritos na vida de A. Laurent e Joseph Perrier.


















II Semana Espírita AME Vale do Jequitinhonha - 2011



Unificação
O insigne codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, teve a oportunidade de asseverar que o maior inimigo que o Espiritismo teria seriam os seus próprios adeptos.

Vigiai e Orai para que o nosso Movimento Espírita não se perca nas nossas iniquidades.

Unamo-nos num só ideal e objetivo.

Que nossas Casas Espíritas do Vale do Jequitinhonha estejam pautadas no Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e na nossa Amada Doutrina Espírita.

Que aqueles que se encontram na direção dos trabalhos busquem se unir, falando apenas uma língua. O díalogo, as decisões tomadas em conjunto, delineando caminhos seguros.

Muitas vezes, as decisões individuais são pautadas no bem, porém podem criar dissensões no trabalho que deve ser feito em conjunto.

Procurem, queridos meus, estabelecer rotas seguras para poderem caminhar e seguir.

Estamos auxiliando e rogando a Maria Santíssima para que possa envolver o nosso Vale em Seu Manto Sagrado, abençoando e fortalecendo a todos.

Nossos votos cordiais de muita paz!

Receba o nosso abraço paternal.

Do Servidor Humílimo de Jesus,


Bezerra

(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos na cidade de Capelinha no dia 24 de julho de 2011, por ocasião da Reunião da Aliança Municipal Espírita do Vale do Jequitinhonha)

Súplicas e Louvores

Vozes ecoam da Terra em direção aos céus, clamores e súplicas são endereçados ao Mais Alto pelos corações plangentes do berço terreno.

Diáfanas luzes vertem em direção aos seres sem muitas vezes serem percebidas, mas trazendo o refrigério às dores do corpo e da alma.

Quando dita com a voz do coração, a oração é escutada e a resposta vem, não da forma que desejas, mas da que necessitas para a caminhada.

Jesus, o Meigo Rabi, tivera o ensejo de convidar a criatura humana a recolher-se em seu canto íntimo para falar com Deus.

Suplica sempre o que necessitas, mas recordar-te que a prece também tem a função de agradecer e de louvar.

Benfeitores amigos, devotados irmãos, que trabalham nesse mister escutam as tuas súplicas e, sob o amparo divino, convergem as energias de que necessitas.

Abre a boca da tua alma e deixa fruir súplicas e louvores a fim de que o teu coração possa se iluminar e sentir a vibração benfazeja que jorra em favor de ti.

A boca fala o que está cheio o coração.

Busca encher o teu coração de luz para que as tuas palavras sejam iluminadas.

Busca encher o teu coração de amor para que as tuas palavras sejam amorosas.

Busca encher o teu coração de perdão para que as tuas palavras sejam cheias de docilidade.

Busca encher o teu coração de paciência para que as tuas palavras sejam cheias de mansuetude.

Busca encher o teu coração de bondade, para que as tuas palavras sejam cheias de carinho.

Busca aperfeiçoar-te a cada dia.

Suplica ao Senhor da Vida o que necessitas e não te surpreendas se com o passar dos anos, à medida em que fores evoluindo, as súplicas forem cedendo lugar aos louvores, porque se o coração estiver cheio de gratidão as palavras só serão de agradecimento.

Que o Mestre Incomparável das nossas vidas nos abençoe a todos.

Um abraço do amigo das lides espíritas,

Jerônimo Mendonça

(Mensagem psicografada pelo médium e orador espírita Wellerson Santos na noite do dia 10 de julho de 2011).

Fotos do Lançamento - 25.06.11

Dirigente: Hilton Alves




Prece inicial: Carlos Eduardo




Apresentação Musical: Renato Motha e Patricia Lobato

Visita Panorâmica da Mesa Diretora


Psicografia


Palestrante: Wellerson Santos


Palestrante: Wellerson Santos


Leitura das Psicografias


Noite de Autógrafos


O Bhagavad Gita à Luz dos Espíritos