Viagem a Europa

ALEMANHA



Queridos amigos, durante quinze dias fizemos uma passagem pela Europa, visitando basicamente dois países: Alemanha e Aústria.

Perpassando por várias cidades tivemos a grata satisfação de divulgar o Evangelho de Jesus à luz da nossa amada Doutrina Espírita.

A pedido de amigos e companheiros de ideal espírita que nos acompanham pelo blog, fizemos um resumo do trabalho com algumas fotos para que você possa visualizar um pouco das atividades realizadas.

Os nossos mais sinceros agradecimentos aos corações que, generosamente, nos receberam naquelas terras e que, direta ou indiretamente, nos auxiliaram nesse trabalho de divulgação.

Um abraço fraternal…

Paz e alegria!

Wellerson Santos
09.02.12



AÚSTRIA

Koblenz – Lei de Causa e Efeito



A primeira cidade da Alemanha que nos recebeu, com muito carinho, foi Koblenz. Durante aproximadamente uma hora e meia discorremos sobre o tema: Lei de Causa e Efeito.
Iniciamos o trabalho relembrando bela página da psicografia de Divaldo Franco pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda – Tramas do Destino.
No desenvolvimento da palestra buscamos nas obras básicas da Codificação o roteiro seguro para trabalharmos o tema.
Finalizamos o trabalho contando breve história do livro A Vida Escreve – psicografia de Francisco Cândido Xavier pelo espírito Hilário Silva – mensagem intitulada: O Merecimento.
Logo após a parte expositiva, abrimos espaço para perguntas e respostas, realizando a troca de informações e experiências.
Agradecemos o carinho de todos que estiveram conosco naquele dia e que as bênçãos do Mais Alto nos ilumine a todos.

Munique – Parábola do Filho Pródigo


Foi com muita alegria que, na cidade de Munique, estudamos sobre a Parábola do Filho Pródigo.
Logo após os cumprimentos iniciais, contamos a parábola que foi o tema central da palestra e fizemos breves relatos acerca da proposta doutrinária de Jesus, utilizando-nos do livro Em Busca da Verdade.
Por meio da mediunidade de Divaldo Pereira Franco, Joanna de Ângelis, no livro referido, faz uma abordagem fantástica sobre essa passagem evangélica, traçando um paralelo com duas outras histórias narradas por Jesus que a complementam: Parábola das Dracmas Perdidas e a Parábola do Pastor de Ovelhas.
Analisamos de forma mais minuciosa a parábola, utilizando-nos do arcabouço doutrinário que a Doutrina Espírita nos oferece.
Ao final abrimos pequeno espaço para perguntas e respostas, sendo muito proveitosa a noite para todos nós.

Erlangen – O Tarefeiro na Casa Espírita

Por dois dias consecutivos ficamos na cidade de Erlangen, na Alemanha.
No primeiro dia atendemos de forma mais direcionada os tarefeiros da instituição, falando acerca dos compromissos que o trabalho cristão espírita requer.
Na abertura da atividade, contamos a história do livro A Vida Escreve, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Hilário Silva. Nela o autor relata acerca do encontro monumental de Eurípedes Barsanulfo com Jesus.
Logo após este preâmbulo, entramos diretamente no tema, mostrando as diversas posturas que podemos tomar enquanto espíritas cristãos que somos.
Ao final houve uma troca de experiências onde pudemos aprender uns com os outros.

Erlangen – Espírito e Perispírito

No segundo dia, em Erlangen, tivemos a oportunidade de realizar um pequeno seminário: Espírito e Perispírito.
Fazendo uma abordagem básica para uma melhor compreensão dos fundamentos da Doutrina Espírita, inciamos a palestra, trazendo os conceitos que Kardec codificou acerca do tema de forma mais objetiva.
Com duração de aproximadamente duas horas, fizemos a atividade em dois módulos, sendo que a primeira parte foi expositiva e logo após a segunda parte com perguntas e respostas.












Stuttgart – Transição Planetária

Em Stuttgart, apresentamos o tema: Transição Planetária.
O intuito dessa palestra é refletirmos acerca desta grande transformação que está sendo operada na Terra.
Falamos não apenas sobre as modificações no campo físico e material, mas principalmente no campo moral e espiritual.
Ao terminar o estudo da noite, narramos uma das parábolas de Jesus: a Parábola do Festim das Bodas, levando os assistentes a reflexão.
Foi neste dia que lançamos oficialmente o livro Meditações Diárias com o apoio da Federativa Alemã.

Stuttgart – Ninguém poderá ver o Reino de Deus

Neste dia, em Stuttgart, fizemos um estudo mais intimista acerca do tema: Ninguém poderá ver o Reino de Deus.
Definimos a reencarnação, explicamos o processo de retorno dos espíritos a Terra e demonstramos a importância de se valorizar a oportunidade que estamos tendo enquanto espíritos que somos.
Apresentamos um roteiro histórico, mas muito superficial, em relação ao processo de evolução do conceito reencarnatório nos diversos povos existentes.
Relembramos passagens evangélicas de Jesus que falam acerca das existências sucessivas.
Este estudo ocorreu em preparação às atividades mediúnicas da noite que se deram mais tarde, trazendo grande auxílio aos espíritos desencarnados.

Berlim – Mediunidade


Em Berlim, no primeiro grupo que nos acolheu, Zentrum der Verbreitung des Spiritismus in Berlim e.V., realizamos um Seminário falando a respeito da Mediunidade.
Apresentamos a evolução do processo de intercâmbio mediúnico no transcorrer da História até chegar a Allan Kardec, que deu dignidade às práticas mediúnicas.
Iniciamos o trabalho, narrando bela página do livro Estante da Vida, psicografia de Chico Xavier, falando acerca da vida do médium Alberto Nogueira e fechamos a atividade com o mesmo livro contando a história: O Burro Manco, ambas de autoria do Espírito Humberto de Campos.
Ao final abrimos espaço para perguntas realizando a troca salutar de experiências.

Berlim – Existência de Deus



No grupo espírita Studien und Arbeitsgruppe Joanna de Ângelis e. V. – SAJA, em Berlim, realizamos uma palestra com tradução, falando acerca da temática: Existência de Deus.
Iniciamos o trabalho, realizando uma viagem histórica sobre o pensamento dos homens em relação à Divindade em diversas épocas.
Apresentamos as sete razões do Dr. Cressy Morrison para se crer na existência de Deus.
Terminamos a palestra relembrando a história verídica de Mark, um menino de 5 anos que, através de uma canção, salva a vida de sua irmã.
Ao final do trabalho ainda tivemos a participação do público que fez algumas perguntas relacionadas ao tema.

Colônia – Lei de Causa e Efeito


O grupo Cantinho do Chico Xavier nos recebeu com imenso carinho.
Ali, naquela Casa de Amor, pudemos repetir uma das palestras já realizadas no transcorrer da viagem que tratou de um dos quinze princípios básicos da Doutrina Espírita: Lei de Causa e Efeito.
Ao final da palestra tivemos a participação do público presente que trouxe os seus questionamentos.




Hamburgo – Transição Planetária


Em Hamburgo, terra em que nossa querida Scheilla desencarnou, permanecemos dois dias.
No primeiro deles, realizamos uma palestra com o tema Transição Planetária, fazendo a mesma abordagem já desenvolvida na cidade de Stuttgart.
No segundo dia, tivemos a grata satisfação de participar da reunião mediúnica do Brüderliche Spiritistische Studiengruppe Schwester Scheilla, absorvendo mais essa experiência com a vivência junto aos queridos companheiros da instituição.

Heilbronn – O Trabalhador na Casa Espírita


Na cidade de Heilbronn, realizamos uma breve síntese da história do Espiritismo, a importância da Casa Espírita e o papel de cada um de nós enquanto espíritas que somos.
O público presente participou ativamente com muitas perguntas referentes ao tema e outras abordagens de igual importância.

Beilngries – O Cristão diante dos Desafios Sociais

Naquela cidade tivemos a oportunidade de falarmos de forma muito singela a respeito dos nossos compromissos enquanto espíritas e cristãos que somos, diante dos desafios sociais.
Citamos a vida da extraordinária freirinha albanesa Madre Teresa de Calcutá, que nos deu o exemplo da caridade. Abordamos, no transcorrer do trabalho, o valor da caridade moral.
Na Alemanha, o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec foi o último grupo visitado.
Ao final da palestra fizemos um breve bate papo, retirando algumas dúvidas.




Vorarlberg – Aústria - Mediunidade


Da Alemanha passamos a Aústria, sendo recebidos com muito carinho pelo GEEAK, que realizou conosco dois trabalhos.
No primeiro dia participamos de um Encontro Fraterno, bem informal, falando acerca do tema: Mediunidade.
Conversamos sobre a história da Mediunidade, no transcorrer dos tempos, demonstrando que esse princípio não é uma criação da Doutrina Espírita, porém, estudado por ela com mais intensidade e seriedade.
Discorremos sobre os compromissos do médium consigo mesmo, com os Espíritos e com a instituição espírita.
Na segunda parte dos nossos trabalhos abrimos para uma discussão saudável onde cada integrante trouxe as suas experiências, dúvidas e contribuições.




Vorarlberg – Aústria – Transição Planetária


No segundo dia na Aústria e último da nossa viagem a Europa, realizamos a palestra da tarde com o tema: Transição Planetária.
Em virtude do tempo discorremos de maneira muito suscinta a respeito do assunto, mas falamos da nossa responsabilidade na participação da instalação da Nova Era em nosso Planeta.




Agradecimento...


Terminamos assim a nossa jornada européia, rogando a Jesus, aos Bons Espíritos, para que nos envolvam em vibrações de paz e ternura a fim de que este trabalho de divulgação do Consolador Prometido possa continuar nas terras longínquas de Além Mar, levando consolo, orientação e esclarecimento a todos aqueles que desejarem.

Paz e alegria a todos,


Wellerson Santos
09.02.2012