III Congresso Espírita Brasileiro


III CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO
Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec
2010 - Chico Xavier – 100 Anos

Nos dias 16, 17 e 18 de abril, o Movimento Espírita através da Federação Espírita Brasileira se levantou, em Brasília, para as homenagens ao venerando apóstolo do amor, Francisco Cândido Xavier, que se estivesse vivo, completaria 100 anos de existência. No Centro de Convenções Ulisses Guimarães aproximadamente 5000 pessoas se reuniram para a efeméride. Transmitido ao vivo pela TV CEI em parceria com diversas emissoras superou 10 milhões de telespectadores em 120 países.
Recordar Chico Xavier é relembrar o homem luz, o homem amor, o homem caridade, o homem de bem. Na solenidade de abertura, o público se emocionou com as sopranos Vanessa Bertollini e Scheila de Paiva de Goiânia – Goiás que dentre outras peças, iniciaram a apresentação com Lascia Ch’io Pianga de Handel. Um show de laser foi exibido em homenagem ao médium de Pedro Leopoldo e logo após, para a comoção geral, prece em áudio de Emmanuel pela psicofonia de Chico Xavier. Muitas homenagens foram realizadas como o lançamento do Selo e da Moeda, alusivos ao Centenário de Chico.


Estiveram presentes na solenidade diversas autoridades governamentais, incluindo o Vice Presidente da República – José Alencar, que ao discursar levou os congressistas a aplaudí-lo de pé por minutos a fio, numa demonstração espontânea de gratidão. “Aprendemos não só a admirar, como respeitar Chico Xavier durante toda a sua existência, porque ele deixa um legado maravilhoso: mais de 400 livros psicografados de uma forma notável” – disse o Vice Presidente. Neste dia, ainda tivemos a palestra de abertura, com o médium e orador baiano, Divaldo Pereira Franco que discursou sobre o tema central: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec.

Artistas, poetas, oradores, pessoas da convivência de Chico, desfilaram no palco do Centro de Convenções trazendo suas homenagens. Diversas palestras falando sobre a vida e obra do médium, a exibição parcial das películas cinematográficas Nosso Lar e Chico Xavier, o filme, apresentações musicais das mais variadas, tudo isso, girando em torno do Centenário de nascimento de Chico Xavier.

“Chico está sempre visto por vários médiuns, inclusive por mim que sou médium menor. Ontem e hoje, por exemplo, ele estava presente na hora da prece do nosso grupo de trabalho e não só ele. Chico chegou num momento de profunda beleza, quando estávamos fazendo a prece inicial. As pessoas foram chegando, se associando a prece, e ele não chegava andando, ele chegava volitando, acompanhado de José o seu irmão, Maria João de Deus, sua primeira mãe, Cidália, a sua segunda mãe, Dr. Bezerra, Emmanuel e André Luiz, além de várias entidades nobres e espíritos que escreveram por suas mãos. Eles estavam num cortejo para dar as boas vindas a todos os nossos companheiros que vieram para o Congresso” – disse João Pinto Rabelo – Coordenador Geral do III Congresso Espírita Brasileiro.

Para finalizar, fechando com chave de ouro o evento, mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão, mineiro, residente em Mário Campos, ditado pelo espírito Chico Xavier durante palestra de Raul Teixeira e, posteriormente, mensagem psicografada de Juscelino Kubitschek, pelo mesmo médium já referido, na palestra de Divaldo Franco. Ao final da Conferência de Divaldo, mensagem psicofônica do nosso querido Bezerra, levando o público às lágrimas.
Estaremos escrevendo diversos artigos a respeito do nosso Congresso e, posteriormente estaremos editando um livro falando acerca de todo o evento.

Paz e luz aos corações!

Wellerson Santos

Foto: Lincoln Júnio de Oliveira Macedo



Um comentário:

  1. Obrigada pela atenção.
    Está ótimo o seu blog,vou acompanhá-lo sempre

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!