Homenagem: José de Alencar

José Alencar Gomes da Silva

Vice-Presidente da República

“Ao se comemorar o Centenário de seu nascimento, tudo que se diga e agregue a respeito de Chico Xavier é muito pouco diante do seu grande exemplo de fraternidade e da postura eminentemente cristã em favor dos mais humildes, dos aflitos e carentes de solidariedade.”

Minha primeira palavra é de agradecimento profundo, com humildade – eu tenho pedido muito a Deus para que me dê humildade – porque, também, humildade era a marca de Chico Xavier. Chico Xavier era a própria humildade, daí a razão pela qual ele alcançou toda essa grandeza nacional.

Há uma palavra de Cervantes que diz assim: “A humildade é a mais importante de todas as virtudes e tão importante que, sem ela, não há virtude que o seja”.

Repito, eu não poderia deixar de trazer aqui esta mensagem para dizer que eu, como cidadão brasileiro, também de Minas Gerais, acompanhei sempre, ainda que à distância, o trabalho admirável realizado por Chico Xavier.

Hoje, nós estamos aqui comemorando o seu Centenário. Conversando ontem com o Presidente Lula, ele me pediu para que trouxesse o seu abraço a todos vocês e disse que, também, participa, de coração desta homenagem que o Brasil presta hoje a Chico Xavier.

Serão breves as minhas palavras. Desejo apenas expressar a minha grande satisfação pelo honroso convite da Federação Espírita Brasileira para participar desta sessão inaugural do III Congresso Espírita Brasileiro, que reúne compatriotas de vários Estados e que tem como ponto principal homenagear a memória do ilustre mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, no Centenário de seu nascimento.

Congratulo-me com a FEB por sua iniciativa e pela realização desse magno evento, cuja referência atemporal há de se perpetuar em nossa memória com o lançamento do selo comemorativo pelos Correios e da moeda alusiva à efeméride pela Casa da Moeda do Brasil.

Como mineiro, como cristão, considero esta uma ocasião realmente excepcional, quando, durante três dias, sob vários aspectos, proceder-se-á ao estudo da vida e da obra desse notável homem de Minas, indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1981, e eleito o Mineiro do Século XX em pesquisa pública no ano 2000. Seu caráter inconfundível, pautado pela humildade e pela simplicidade, serve de referência à ética para muitos e muitos anos.

Ao se comemorar o Centenário de seu nascimento, tudo que se diga e agregue a respeito de Chico Xavier é muito pouco diante do seu grande exemplo de fraternidade e da postura eminentemente cristã em favor dos mais humildes, dos aflitos e carentes de solidariedade. Sua existência entre nós, ao longo de 92 anos, insere-se com letras maiúsculas no Panteão Universal, em que já se encontram os trabalhos e os nomes de tantos homens notáveis, que fizeram de suas vidas verdadeiros exemplos evangélicos de abnegação e de altruísmo.

Na mensagem que enviei à Câmara de Deputados desta semana, ao ensejo da sessão solene aqui realizada no dia 13 de abril, do ano corrente, com o propósito de homenagear o ilustre brasileiro, nascido em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, tentei expressar os mesmos sentimentos elevados que norteiam este Congresso. Naquela oportunidade, registrei o exemplo admirável de Chico Xavier, não apenas pela propagação dos ensinamentos de cunho espiritual e doutrinário, como, também, pela sua conduta humana, impoluta e fraterna, dedicada, sobretudo, ao amparo material e moral de tanta gente.

O verdadeiro apostolado de Amor protagonizado por Chico Xavier, que, como poucos, soube aliar a pregação religiosa à vida prática, certamente, é inspiração para enfrentarmos os desafios e as vicissitudes do momento presente, colaborando para a construção de melhores dias para nós e para as futuras gerações.

Sua vida e sua obra orientam os trabalhos deste III Congresso Espírita Brasileiro, mas, além disso, inspiram, nas mais diferentes estâncias da Sociedade, todos os homens e mulheres de boa vontade, comprometidos com o Amor ao próximo, com a diminuição progressiva das desigualdades sociais, com a construção de um Mundo melhor, mais fraterno, mais justo e com o bem comum.

Congratulo-me com os realizadores, organizadores e participantes deste Congresso.

Meus votos são pelo justo e merecido êxito sob as bênçãos de Deus.

Muito obrigado!


(Discurso realizado pelo Vice Presidente da República – José de Alencar por ocasião do III Congresso Espírita Brasileiro realizado em Brasília/2010)

Um comentário:

  1. Foi forte e humilde diante a luta contra sua temerosa enfermmidade, Deus o tenha.

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!