Entrevista: Nestor João Masotti



Espiritismo, seu Papel Educativo no Terceiro Milênio

No dia 03 de abril de 2008, em Belo Horizonte – MG, coube a Nestor João Masotti a conferência de abertura do IV Congresso Espírita Mineiro abordando o tema: Espiritismo, seu Papel Educativo no Terceiro Milênio. O presidente da Federação Espírita Brasileira iniciou sua palestra lembrando alguns tópicos do livro: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, psicografado pelo venerando médium Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito Humberto de Campos (Irmão X).

Masotti citou-nos Ismael, o Governador Espiritual das terras brasileiras, a figura ímpar de Adolfo Bezerra de Menezes que desenvolveu um trabalho notável junto a Doutrina Espírita no que tange a sua unificação no solo brasileiro. Lembrou Allan Kardec, que por meio da mediunidade de Frederico Júnior, trouxe diversas mensagens. Falou-nos ainda, a respeito do processo de divulgação da Doutrina Espírita fora dos limites brasileiros através dos encontros internacionais, frisando que nestes encontros o português do Brasil é a língua falada. Isto tudo é fato, de uma forma espontânea e natural. Não há aqui no Brasil nenhuma organização preparando e treinando pessoas para mandar para o Exterior com este objetivo. O que há por certo é a ação dos espíritos superiores fazendo com que haja a materialização do trabalho programado por Jesus para que esta tarefa da difusão da doutrina espírita começasse a ser espalhada dentro dos princípios experenciados por todos nós aqui no Brasil e levados a outros países a mensagem do Cristianismo Redivivo – disse Masotti.

Finalizando sua conferência ele questionou: Como vamos colaborar com o mundo de regeneração?. O oportuno questionamento leva-nos a meditar e a avaliar qual é o papel que nós espíritas temos diante da Doutrina que abraçamos. Este trabalho cresce quando nos dedicamos cada vez mais. Os espíritos estão fazendo a parte deles, a nós os espíritas reencarnados que temos por certo as nossas obrigações naturais na nossa vida, cabe multiplicar estes esforços e desenvolver um trabalho cada vez mais amplo e voltado sempre a Doutrina Espírita. Sua palestra realmente enriqueceu-nos trazendo-nos ensinamentos brilhantes.

Nestor João Masotti, há mais de cinqüenta anos milita na Doutrina Espírita. Ele nos diz: Nós começamos, ou melhor, nós acordamos nesta encarnação já espíritas. E desde a sua juventude participando do movimento juvenil através de Mocidades não mais deixou o trabalho. Atualmente está na presidência da Federação Espírita Brasileira (FEB) e também como secretário-geral do Conselho Espírita Internacional (CEI).

No dia seguinte à sua conferência, Nestor João Masotti com muito carinho respondeu aos nossos questionamentos que ora apresentamos aos caros internautas para que todos nós possamos nos deleitar e meditar nestas grandes reflexões.

Wellerson Santos (Wellerson): O tema que foi dado ao senhor, neste IV Congresso Espírita Mineiro foi: Espiritismo, seu papel educativo no Terceiro Milênio. Que metodologias educacionais o Espiritismo nos apresenta para a nossa caminhada evolutiva?
Nestor João Masotti (Nestor):
Entendemos que o processo educativo básico é aquele contido no próprio Evangelho de Jesus. Os pesquisadores acabam descobrindo que Jesus é o maior psicólogo e pedagogo que o Mundo já conheceu. O que temos procurado destacar é a importância de desenvolvermos um trabalho intenso por meio das Casas Espíritas promovendo o estudo do Evangelho. A Casa Espírita oferece o espaço de trabalho onde exercitamos a capacidade de sermos fraternos, de trabalhar o nosso domínio contra as más inclinações que ainda nos caracterizam. Começaremos a criar hábitos bons, como observa Kardec, quando diz que educar é formar hábitos. Educar a luz da Doutrina Espírita é criar hábitos bons. O que nos cabe, acima de tudo, a nosso ver como espíritas é permanecer na simplicidade, no trabalho no dia-a-dia. Não tornar complexos os trabalhos com metodologias que podem ser úteis em muitos aspectos, mas que na prática não é viável. Observamos que a base principal da educação é o lar. E a educação se faz basicamente de que maneira? Por meio das crianças vendo os exemplos dos pais e procurando copiá-los. Assim, o processo de educação básico é que cada um possa realmente dar o bom exemplo para o próximo, porque querendo ou não, todos nós somos educadores pela nossa maneira de agir, pois estamos direta ou indiretamente influenciando o ambiente social em que estamos, podendo ser esta influência positiva ou negativa. Se somos conscientes na Doutrina Espírita, temos uma diretriz segura que nos cabe trilhar, que é exatamente o código do Evangelho. Basta que procuremos vivenciar esse código. O processo de educação, a nosso ver, é consequência disso.

Wellerson: Quais são, segundo seu ponto de vista, os objetivos a serem alcançados por nós espíritas neste Terceiro Milênio?
Nestor:
A Doutrina Espírita coloca com muita clareza os objetivos a serem alcançados em nossa encarnação. O principal deles é o de sermos melhores. Esse é o objetivo básico da reencarnação, e o melhor é, tanto quanto possível, ampliar o nosso conhecimento, bem como desenvolver virtudes que ainda não temos. Se quisermos ter um fecho de encarnação mais sereno, busquemos nos melhorar, porque não vamos nos transformar em espíritos puros em uma única encarnação, mas podemos dar passos significativos ficando em paz conosco neste processo. Neste período do Terceiro Milênio, observamos que deve haver uma intensificação ampla no campo do conhecimento e no da vivência das questões espirituais. O homem vai começar a conviver mais com a Espiritualidade e esta deixará de ser mera questão de crença e será uma vivência, por meio da intensificação dos trabalhos mediúnicos. É muito importante que todos aqueles que já têm conhecimento espírita comecem, tanto quanto possível, a contribuir, não só pela divulgação dos princípios, mas pela vivência destes, partindo da postura já colocada de que a prática é sempre um exemplo positivo no processo educacional do semelhante.

Wellerson: O senhor acha que o Movimento Espírita Brasileiro tem atuado de forma dinâmica na divulgação da sua doutrina e de seus preceitos?
Nestor:
Tem. Observamos um crescimento nos mais variados setores. Logicamente que a Doutrina começou a ser divulgada por meio do livro puro e simples. Mais tarde, periódicos também apareceram, alguns timidamente, outros intensificando a divulgação. Hoje observamos que, além de livros, periódicos e folhetos, surgem na comunicação espírita, outras mídias como rádio, televisão, dvds, cds. Entendemos que não podemos nos acomodar com este crescimento já conquistado, precisamos é ampliar cada vez mais esta capacidade de comunicação para que todos tenham a possibilidade de conhecer a Doutrina Espírita e a mensagem que ela traz. A questão não é converter ou convencer quem não conhece a Doutrina Espírita, nosso objetivo é divulgá-la, dando às pessoas o natural direito de avaliar, questionar, verificar e aceitar ou não de acordo com a liberdade de cada um. A nossa parte de espíritas convictos é de procurar divulgar, usando todas as mídias da melhor forma possível, porque, conforme dizem amigos espirituais, tem muita gente no mundo já madura para conhecer a Doutrina Espírita, só que para muitos a Doutrina ainda não chegou.

Wellerson: Como a Federação Espírita Brasileira vê o Movimento Espírita Mineiro da atualidade?
Nestor:
Dinâmico, equilibrado e seguro como sempre. Uma das coisas que sempre nos impressionou positivamente no Movimento Mineiro é o trabalho de divulgação, muito vinculado ao Evangelho, ou seja, colocando a Doutrina Espírita tal qual tal ela se apresenta desde o começo, como o Consolador Prometido por Jesus oferecido para a Humanidade Inteira. Em Minas Gerais o que temos observado é um crescimento, um dinamismo maior no próprio Movimento, não só no campo da divulgação, mas também em relação à própria entidade federativa: a União Espírita Mineira, que vem ampliando sua ação de contato com os grupos espíritas, por intermédio de uma boa comunicação e de um bom relacionamento. Isso é possível, sobretudo, graças aos trabalhos do Conselho Federativo de Minas Gerais (COFEMG) e especialmente pelas ações das Comissões Regionais (CREs), que levam uma dinâmica de apoio, de diálogo, de conhecimento e de integração a muitos Centros Espíritas, situados nos mais variados espaços do território mineiro.

Wellerson: Qual é a mensagem que o senhor deixa para os internautas?
Nestor:
O que procuramos destacar sempre é que todos nós, espíritas convictos deste trabalho, vivenciamos uma oportunidade rara no processo da evolução da Humanidade. Estamos em uma fase de transição, entre o Mundo de Expiações e Provas e o Mundo de Regeneração. E toda fase de transição se apresenta mais propícia às mudanças. As pessoas, as situações, as instituições estão mais abertas a aceitar as transformações que visam o aprimoramento. Neste momento, é mais oportuno oferecer a Doutrina Espírita como base de trabalho e de comportamento para todos aqueles que buscam novos parâmetros. A Doutrina Espírita deve ser este parâmetro, já que ela representa o Consolador Prometido por Jesus. Quando conseguirmos mudar para melhor, interiormente, os objetivos da nossa existência serão alcançados: ser útil no trabalho em favor do próximo e trabalhar para o nosso próprio melhoramento, preparando-nos para o retorno à vida espiritual com mais paz, mais harmonia e mais entendimento em relação a nós mesmos.

Paz e Alegria!
Wellerson Santos

(Foto Edson Flávio – Entrevista publicada no jornal Evangelho e Ação – Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!