Artigo: Os Apóstolos e a sua Missão

No ano em que Jesus morreu, na manhã de Pentecostes[1] muitos seguidores de Jesus se reuniram em Jerusalém. Enquanto oravam e lembravam o seu Mestre, um vento forte começou a rugir, como uma tempestade vinda do céu, e invadiu a casa onde estavam os doze[2]. Línguas de fogo surgiram e, começaram a falar como nunca tinham feito antes. Os que os ouviam podiam escutá-los, pois que cada um falava em uma língua[3]. Escutando os seguidores de Jesus, os presentes ouviram, além do aramaico e do grego, comuns em Jerusalém, línguas peculiares de todos os lugares de onde vinham os peregrinos.
Tocados com a pregação dos apóstolos, três mil pessoas se renderam aos ensinamentos de Jesus e se converteram. E foi assim, pela palavra dos discípulos do Cristo, que o Cristianismo começou a se alastrar pelo mundo.
Naquele mesmo dia Jesus se despede dos seus. Seriam ministrados os últimos ensinamentos. E que ensinamentos...
“Não ireis pelo caminho das gentes, mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. Não vim para os sãos e sim para os doentes.
E indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graças dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurais saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a. E se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos, portanto, sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Acautelai-vos, porém dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de Mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E odiados de todos sereis por causa do Meu Nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não cuideis que vim trazer a paz a Terra; não vim trazer a paz, mas a espada
[4]".
É muito importante que façamos uma ressalva apontando uma diferença que ainda não é compreendida por muitos. A diferença entre a palavra discípulo e a palavra apóstolo.
A palavra discípulo derivada do latim significa aluno, nome que se dá ao que recebe ensinos do mestre. Jesus teve muitos discípulos, homens e mulheres que seguiram os seus ensinamentos, que tiveram suas vidas transformadas, que aprenderam com Ele o significado da vida. Os discípulos da Boa Nova de Jesus são os mensageiros do seu amor nos mais recônditos lugares do Orbe Terrestre, são hoje, aqueles que Lhe seguem as pegadas.
Já a palavra apóstolo, derivada do grego, significa enviado, legado, mensageiro, embaixador. Este termo foi usado por Jesus para designar os discípulos que Ele escolheu por companheiros e confidentes durante o resto de sua pregação e, posteriormente, que sairiam pelo mundo para pregar o Evangelho. De acordo com Emmanuel seriam os condutores do espírito.

"Naqueles dias, Jesus se retirou para o Monte a fim de orar, e, passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.
Seus nomes são os seguintes: Simão, a quem Cristo chamou Pedro, André, seu irmão, Tiago, filho de Zebedeu, seu irmão João, o discípulo amado de Jesus, Filipe, Bartolomeu, que também é chamado Natanael, Tomé, chamado Dídimo, Mateus ou Levi, o publicano, Tiago, filho de Alfeu, Judas Tadeu também chamado Lebeu, Simão Cananeu ou Zelote, e Judas Iscariotes, o traidor
[5]”.
A pregação dos apóstolos que começou na Palestina estendeu-se, mais tarde, a outros países.
Por sua vida digna, os apóstolos foram conquistando as almas e difundindo a fé cristã. Alguns deles tornaram-se autores de alguns livros do Novo Testamento.
A Casa do Caminho foi indubitavelmente a primeira comunidade cristã na história da Humanidade. Simão Pedro o seu fundador, presidiu-lhe os destinos coadjuvado pelos apóstolos Bartolomeu, Tiago, Filipe e João. Os demais apóstolos demoraram pouco tempo, pois saíram para difundir o Evangelho de Jesus entre os povos gentios, sendo na sua maioria martirizados.
Conta-se que o casarão principal era um pavilhão singelo não mais que um grande telheiro revestido de paredes frágeis, carentes de todo e qualquer conforto. A Casa do Caminho era uma plantinha tenra, oriunda de uma semente divina, a enfrentar titânicos embates, num ambiente hostil e adverso. De um lado eram mais de cem pessoas recebendo alimentação diária, os serviços de assistência aos enfermos, aos órfãos e aos desamparados, prostitutas, criaturas de má conduta, loucos incuráveis e viciados de variados matizes. De outro lado, a perseguição atroz do Judaísmo o que obrigou a uma relação de permanentes concessões.
O livro Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, menciona parte das atividades apostólicas, sobretudo dos apóstolos Pedro e Paulo, encarregados de modo especial do apostolado entre judeus e gentios, respectivamente.
A vida dos apóstolos de Jesus é roteiro de dignificação, amor e trabalho. Possamos tê-los como exemplos para as nossas experiências diárias.
Desejamos a todos muita paz e harmonia.

Wellerson Santos

[1] Festa realizada para celebrar a colheita do trigo, comemorada cinqüenta dias depois da Páscoa
[2] Matias já havia sido convidado a engrossar as fileiras do apostolado.
[3] Fenômeno este hoje estudado pela Doutrina Espírita, num tipo de mediunidade, chamado Xenoglossia.
[4] Mt 10:5-22
[5] Lc 6:12-16

11 comentários:

  1. OLÁ QUERIDO WELLERSON. MUITO BOA AS INSTRUÇÕES SOBRE OS APOSTOLOS. É SEMPRE MUITO BOM O APRENDIZADO, PRINCIPÁLMENTE PARA MIM QUE ME INTERESSO POR TUDO QUE DIZ RESPEITO A VIDA DE JESUS.
    PARABÉNS PELO BLOG.
    QUE JESUS ABENÇOE SEU PROPÓSTIO DE DILVULGAR SUA DOUTRINA DE AMOR.
    BEIJOS MIL E ATÉ SEMPRE!
    OLIMPIA

    ResponderExcluir
  2. Ola querido amigo gostei muito da novidade,vou passar para todos os nossos amigos.
    Parabens pelo blog.
    Que Deus nosso pai maior e Jesus nosso Mestre te abençoa para que voce continue a levar aos nossos ouvidos as suas palestras que muito nos ajudam a crescer.
    Estou com muita saudade..........
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Oiii meu amigoo!!!
    Parabéns pelo blog. Realizando a cada dia mais a recomendação de jesus no que diz respeito a multiplicação dos talentos você, como espírita dedicado e estudioso lança mão de mais um recurso valisissímo que é a internet, para divulgação das palavras balsamizadas do mestre e consolação proporcionada pela Doutrina Espírita.
    Que você continue sempre assim, nos permitindo compartilhar do resultado do seu esforço em fazer desta caminhada uma caminhada proveitosa para você e todos nós.
    Parabéns pelo artigo também!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Wellerson, que a paz do Mestre Senhor Jesus, continue a iluminar sua caminha.Parabéns,por mais este trabalho belo, cheio de amor e dedicação;
    Querido amigo, sempre estamos sedentos em embeberar em fontes seguras para nosso conhecimento espiritual, e você nos proporcionou este oásis de aprendizado.
    Obrigada, e que esse seu gesto seja um exemplo para todos nós que necessitamos de conhecer mais um pouco do Evangelho de Jesus.
    Abraços
    Zaira

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querido amigo!!
    Muito obrigado por estar nos auxiliando através desse blog com tão rico conteúdo.
    Mais uma vez você brilhou..

    Grande abraço,

    Daniel Cunha

    ResponderExcluir
  6. Amigo querido, parabens por mais esta iniciativa, que Jesus Nosso Amado Mestre continue a auxilia-lo, para que cada fez mais brilhe a sua luz, luz que resplandece em todos nós que te amamos de todo coração.
    Beijos e muita saudades de você.
    Noquinha

    ResponderExcluir
  7. Ola meu amigo, parabens pela otima ideia e o otimo conteudo!!!Que Jesus o abençoe!!!

    FLAVIO BRAGA!!

    ResponderExcluir
  8. Wellerson, parabéns pelo blog mas principalmente pela sensibilidade ,dedicação ao estudo e divulgação da doutrina espírita . Além do palestrante e conhecedor profundo da doutrina , a transmite com forte emoção que, cala no coração de todos nós. Não basta o conhecimento racional é necessário o sentimento ao expressá-lo e você estabelece empatia. Tenho certeza que seus dons se aprimoram e que suas experiências de vida o fazem evoluir .Ainda vamos aprender muito com seu trabalho, nos dois planos da vida. Que Jesus o ilumine em sua caminhada . O blog é uma fonte de conhecimento sobre companheiros estudiosos da doutrina espírita ,como de seus princípios doutrinários. As entrevistas são excelentes , com temas atuais e abordados com transparência e respeito . Segue o caminho meu amigo...
    com carinho
    Edna Hada

    ResponderExcluir
  9. Wellerson
    Adorei seu blog, que bom poder ter acesso às palestras que não pude assitir ao vivo.
    Que bom também poder ler os artigos e as entrevistas.
    Continue assim, estudioso e com essa incomparável maneira de nos passar tudo que você já sabe.
    Um beijo carinhoso.
    Mônica

    ResponderExcluir
  10. Querido Wellerson,
    Estou em dúvida se és aquele Wellerson que conheci ainda adolescente no Scheilla, nos encontros da 4ª Região e nos encontros de corais. É que estás muito diferente, adulto, mas continua simpático e amável pelo visto. De qualquer maneira quero dizer que estou amando este blog e todo o teu trabalho aqui exposto. És o filho que toda mãe Espírita queria ter. Desejo a ti todo sucesso possível e continue com este ideal tão sublime de vivenciar e divulgar esta Doutrina consoladora que é Luz e alento aos nossos corações. Um abraço fraterno da Sheila do Gaev

    ResponderExcluir
  11. Parabens seu blog esta cada dia melhor,Os artigos e as entrevistas estão perfeitos.
    Beijosssss
    Fia

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!