O Homem Integral

Livro: O Homem Integral
Divaldo Pereira Franco
Espírito: Joanna de Ângelis

O Homem Integral é o segundo livro da Série Psicológica de Joanna de Ângelis através do médium Divaldo Pereira Franco. Nesta obra, a sublime Mentora faz um estudo dos diversos fatores de perturbação psicológica, procurando oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentadas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo.

Qualquer dicionário da Língua Portuguesa vai definir o homem como sendo qualquer indivíduo pertencente à espécie animal e que apresenta um maior de grau de complexidade na escala evolutiva. O homem é um animal racional, moral e social que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica. “A sua vida é resultado de bilhões de anos de transformações celulares, sob o comando do Espírito, que elaborou equipamentos orgânicos e psíquicos para as respostas evolutivas que a futura perfeição lhe exige” – diz Joanna de Ângelis.
No entanto, embora as notáveis conquistas da Ciência, da tecnologia, da informática, o indivíduo desumaniza-se, entregando-se aos desvarios do sexo, das drogas e dos vícios. Deseja possuir, dominar e gozar por um momento e não consegue enxergar o futuro que se descortina mais à frente. Somente através do trabalho, lei divina e natural, despertamos os valores que se encontram latentes em nosso ser, pois que os valores da nossa sociedade são transitórios e é imprescindível que valorizemos o que é real e permanente em nossa vida: os valores do espírito.
Jesus, superando todos os limites do conhecimento, fez-se o biótipo do Homem Integral, por haver desenvolvido todas as aptidões herdadas de Deus, na condição de ser mais perfeito de que se tem notícia. Toda a Sua vida é modelar, tornando-se o exemplo a ser seguido, para o logro da plenitude, de quem deseja libertação real – assevera a Mentora.
O Espiritismo, por sua vez, como doutrina consoladora enviada por Jesus, reúne diversas correntes de pensamento psicológico estudando o homem na sua condição de Espírito eterno, tendo como base princípios racionais: imortalidade da alma, reencarnação, pluralidade das existências, pluralidade dos mundos habitados, lei de causa e efeito e outros.
Joanna, porém, nos diz que depois da grande noite que constringe, há o início de uma alvorada que surge. O homem solidário, jamais se encontra solitário.
No transcorrer da obra, o espírito venerando vai trazendo inúmeros conceitos que nos incitam a caminhar rumo a Luz. Fala-nos a respeito dos fatores que nos levam a perturbação física, moral e espiritual; mostra-nos os estranhos rumos pelos quais a criatura humana tem andado e quais são os seguros roteiros a serem seguidos; esclarece a diferença de religião e religiosidade e os seus significados em nossa vida; pontua o homem em sua busca pelo êxito; orienta quanto a causa das doenças físicas e mentais; explica a maturidade psicológica mostrando-nos a diferença entre ter e ser; aclara nosso caminho para a busca da plenificação interior, e desta forma, Ela culmina a obra, elucidando sobre o homem perante a sua consciência e o futuro que lhe aguarda.
Espero que o caro leitor possa interessar-se no estudo desse livro, rico em ensinamentos e pródigo de informações importantíssimas para o nosso bem viver. Buscar a leitura de O Homem Integral é acender pequena chama em nosso coração, desanuviando nossas mentes de muitos atavismos e dogmas, auxiliando-nos em nossa renovação e na aquisição de saúde psicológica.
Paz e alegria aos nossos corações!
Wellerson Santos
(Artigo publicado no jornal Evangelho e Ação – Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!