O Ser Consciente



O Ser Consciente
Divaldo Pereira Franco
Espírito: Joanna de Ângelis
O Ser Consciente é mais uma obra da Série Psicológica do Espírito Joanna de Ângelis através da mediunidade do médium e orador baiano Divaldo Pereira Franco. Sendo o quinto livro da série, aborda de forma direcionada e esclarecedora o estudo da personalidade humana. Utilizando-se dos estudos psicológicos, em uma linguagem clara e ao alcance de todos, fala acerca dos problemas que nos afligem na atualidade, oferecendo verdadeiro manual de sugestões e diretrizes para uma vida feliz, cristã e, por conseguinte espírita.
Joanna esclarece que diante das aflições e do mundo conturbado em que vivemos o homem vem buscando mecanismos escapistas em realizações externas para solucionar as suas dificuldades internas. Embora, estas realizações possam acalmar as ansiedades que vêm do coração, não podem erradicá-las. No mundo capitalista e imediatista vivemos o momento da posse – do ter, acreditando que tendo nossos desejos realizados resolveremos o problema e sentiremos muito mais felizes. Ledo engano, muitas vezes, essas conquistas levam a novos e terríveis sofrimentos.
O homem pode e deve ser considerado como sendo sua própria mente – assevera a mentora. A nossa mente comanda todo o nosso corpo, aquilo que cultivamos em nosso íntimo constitui a nossa essência e legitimidade, embora muitas vezes, enfrentemos a dicotomia do parecer e do ser. Os conflitos psicológicos, as dificuldades do caminho, as adversidades da vida, devem ser enfrentadas, porque ignorar uma situação não significa eliminá-la ou superá-la. Enraizados profundamente dentro do nosso ser, os conflitos leva-nos a distúrbios, desde os mais simples complexos de inferioridade até os estados graves de alienação mental.
O ser consciente deve trabalhar-se sempre, partindo do ponto inicial da sua realidade psicológica, aceitando-se como é e aprimorando-se sem cessar. Somente consegue essa lucidez aquele que se auto-analise, disposto a encontrar-se sem máscara, sem deterioração. Para isso, não se julga, nem se justifica, não se acusa nem se culpa. Apenas descobre-se.
Nos capítulos finais do livro, o Venerando Espírito apresenta-nos caminhos para a conquista de nós mesmos, desenvolvendo temas de auto-relevância para a nossa renovação: o auto-amor, a alo-estima, a oração, o relaxamento, a meditação, a oração e o autoconhecimento.
É claro e óbvio, que todas as doutrinas psicológicas como a Parapsicologia, a Psicobiofísica, a Psicotrônica, a Psicologia Transpessoal, a Psiquiatria e outras deu-nos e dá-nos perspectivas de felicidade, contudo, o Espiritismo descortinou para todos nós a valiosa possibilidade de ser consciente, propondo-nos o auto-encontro e a autodescoberta a respeito da vida. A questão 919 de O Livro dos Espíritos explicita bem esse caminho e Santo Agostinho mostra-nos o que ele utilizou para encontrar a sua plenitude.
Este livro – O Ser Consciente - não apresenta qualquer técnica nova ou milagrosa, mas estuda algumas problemáticas humanas, colocando uma ponte entre a Psicologia e a Doutrina Espírita, que é portadora de uma visão profunda e integral do ser. Temos certeza, que o caro leitor, compreenderá muitas situações da vida quando beber dessa fonte inesgotável de informações e esclarecimentos que Joanna de Ângelis traz com o seu saber e evolução.
Jesus nos abençoe!
Wellerson Santos
(Artigo publicado pelo jornal Evangelho e Ação - Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!