MECESG 2012


Filhos da minha alma,

Gostaria de convidar a todos vós que aqui estão, encarnados e desencarnados, para volvermos no tempo, na Galiléia poeirenta, naquele dia em que, no monte, o Mestre dos mestres se despediu dos Seus, no dia de Pentecostes.

E abrindo a Sua boca, trazendo a mensagem luminífera do Ide e Pregai, disse:

“Ide e levai a minha mensagem a todos os povos e onde se fizer necessário. Não levai convosco nem ouro, nem prata, nem bronze, somente o necessário para o caminho. Expulsai os demônios, curai os enfermos, limpai os leprosos. Dai de graça o que de graça recebestes. Quando entrardes em uma cidade, procurai uma casa que seja justa, mas, se por acaso não fordes bem recebidos, batei ali o pó das vossas sandálias e segui adiante. Porque eu vos envio como ovelhas em meio aos lobos. Sede prudentes como as serpentes e mansos como as pombas. Os homens vos perseguirão, vos açoitarão, vos matarão por mim e por minha causa, mas porfiai até o fim, porque podem matar o corpo, mas não podem matar a alma”.

Aprendestes, com a Doutrina Espírita, que o maior bem, a maior caridade que podeis fazer para com ela é a sua divulgação.

Possais, embalados em um só pensamento, em uma só atitude, cumprirdes esta proposta.

Em vossas cidades, sede a luz que brilha para aplacar as trevas da ignorância. Sede todos vós os instrumentos para que, do Mais Alto, possam verter as benesses para toda a Humanidade.

Fazei a cada um conforme queiram que vos seja feito. Iluminai não apenas os vossos caminhos, mas daqueles que estão à vossa volta.

Filhos do Calvário,

Levai todos vós a vossa cruz até o Monte Gólgota, onde encontrareis a vossa libertação.

Tende em vossas mãos a bandeira empunhada da Caridade, sem a qual não há Salvação. E sede todos vós a expressão do Amor Puro.

Neste encontro, onde simbolicamente comemorais a maioridade, dezoito anos de trabalho, possais realmente retirar, desta oportunidade, o grande momento para a reflexão, a fim de buscardes a transformação interior.

É chegada a hora, é chegado o momento! Sois todos vós convidados a participar do Banquete Divino. Usai, portanto, a túnica nupcial, para adentrardes no banquete do Senhor.

Queridos do meu coração, recebais todos vós o abraço paternal de sempre.

Do Servidor Humílimo de Jesus,

Bezerra

(Mensagem psicofônica recebida pelo médium e orador espírita Wellerson Santos no dia 29 de julho de 2012 em São Gortardo/MG por ocasião do encerramento do XVIII MECESG).



III Semana Espírita AME Vale do Jequitinhonha

A Semana Espírita da Aliança Municipal Espírita do Vale do Jequitinhonha tem por finalidade a integração das casas espíritas do Vale, bem como a divulgação da Doutrina Espírita. Ao longo de uma semana, os trabalhos e palestras giraram em torno de uma temática central.

Em julho de 2011, em reunião da AME Vale do Jequitinhonha, por ocasião do encerramento da II Semana Espírita, o espírito Bezerra de Menezes orientou no sentido de que o tema central da III Semana Espírita da AME Vale do Jequitinhonha 2012 fosse as curas do Evangelho de Jesus, devendo-se aproveitar o encontro para que se promovesse o lançamento da obra A Cura Real, psicografada pelo orador e médium espírita Wellerson Santos durante aquela semana de trabalhos, já  que a renda proveniente da venda do livro seria destinada à região e a divulgação do Espiritismo.

Após um ano de trabalho, regressamos à sementeira de luz do Vale, onde o solo dos corações é trabalhado pelas mãos da Espiritualidade Maior, por intermédio dos abnegados servidores daquela região.

Foram programadas doze palestras realizadas no período compreendido do dia 07 de julho a 15 de julho de 2012, nos grupos espíritas, nas localidades de Carbonita, Caçaratiba, Coluna, Itamarandiba, Santa Maria do Suaçuí, Malacacheta, Turmalina, Minas Novas, Angelância, Veredinha, Capelinha e Diamantina.

É com alegria que compartilhamos, neste espaço virtual, alguns relatos sobre o proveitoso trabalho realizado ao longo daquela semana, sob as bênçãos de Jesus e o amparo do Mais Alto.

Muita paz!

Carbonita MG 2012


Em Carbonita, houve o início dos trabalhos da Fraternidade Espírita Caminho e Luz, onde o tema abordado foi a cura de um endemoninhado na Sinagoga de Cafarnaum.

No estudo, o orador e médium espírita Wellerson Santos teve a oportunidade de discorrer sobre a sintonia e a afinidade, dando exemplos práticos no dia a dia a respeito da influência dos espíritos em nossas vidas, dando ênfase à responsabilidade que sempre recai sobre o encarnado pelas escolhas nos processos de influenciações.

Na palestra, foi abordada ainda a questão do esclarecimento dos espíritos desencarnados por meio da desobsessão, que, no caso da cura do endemoninhado, não se realizou porque o Evangelho relata que ele permaneceu no meio dos frequentadores do Templo, que comungavam do sentimento de resistência ao Evangelho de Jesus.

Ao final, o público ouviu a declamação de poema mediúnico entitulado: Cala-te!


Caçaratiba MG 2012


Após a palestra de Carbonita, a comitiva seguiu viagem para a pequena localidade de Caçaratiba, onde valorosos espíritas prosseguem mantendo aberta um cantinho de luz em favor dos mais necessitados daquela região.

Naquele dia, o tema abordado pelo orador e médium espírita Wellerson Santos foi a cura do cego de nascença. Na palestra, foi demonstrado que a passagem evangélica trazia um diálogo entre Jesus e os Seus apóstolos a respeito da reencarnação: “Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego, foi ele ou os seus pais?”.

Sobre o ex cego foi destacada a ocorrência da verdadeira cura que, ao ter restabelecida a vista física, transformou-se em um foco de luz para esclarecer a todos os outros a respeito das verdades eternas.

Foi trabalhada ainda a necessidade de se curar os olhos espirituais.

Ao final, o orador declamou um poema mediúnico entitulado: Instrumento Divino.



Coluna MG 2012


Em Coluna, o orador e médium espírita Wellerson Santos brindou o público com a história emocionante de Maria de Magdala, levando a todos à profunda reflexão a respeito do verdadeiro sentido da cura na vida do ser.

Na vida da ex meretriz de Magdala, foi destacado o fato de que ela libertou-se dos vícios pela vontade de se transformar, a partir do momento em que recebeu de Jesus a oportunidade de buscar a sua mudança interior, deixando para trás as companhias de sete espíritos que a atormentavam em decorrência das escolhas infelizes.

Na cura de Madalena ficou claro o restabelecimento da verdadeira saúde espiritual por meio da enfermidade contraída junto aos doentes do Vale dos Leprosos, onde a Rediviva expurgou o perispírito marcado pelos vícios alimentados antes de conhecer Jesus.

Ao final da palestra, o público escutou a declamação do poema mediúnico entitulado: Nova Estação.



Itamarandiba MG 2012


Em Itamarandiba, o tema abordado foi a ressurreição de Lázaro. O orador e médium espírita Wellerson Santos iniciou a palestra esclarecendo a respeito da inexistência dos milagres e da impossibilidade de um corpo verdadeiramente morto regressar a vida física.

Na verdade o que houve com Lázaro não foi uma ressurreição, mas uma cura, já que ele era cataléptico, ou seja, apresentava-se aparentemente morto.

Durante o estudo o público foi chamado à reflexão para que todos nós possamos despertar do sono letárgico que muitas vezes nos mantém nos sepulcros dos nossos vícios e das nossas imperfeições, enquanto Jesus chama à porta: “Vem para fora, Lázaro!”.

Finalizando o trabalho, naquele dia, o orador declamou o poema mediúnico entitulado: Desatai-o, deixai-o ir.


Santa Maria do Suaçuí MG 2012


O tema abordado em Santa Maria do Suaçuí foi a cura do endemoninhado epiléptico. O orador e médium espírita Wellerson Santos, durante o estudo, abordou alguns aspectos materiais e espirituais a respeito da epilepsia, trazendo algumas informações da obra de André Luiz, bem com trazendo algumas dicas de segurança para o enfrentamento de crises epilépticas.

Na palestra foi apresentada a proposta de que cair na água, no sentindo evangélico, remonta às reiteradas experiências reencarnatórias a que o espírito é conduzido para evoluir e para se reequilibrar e cair no fogo significa o encontro com a própria consciência após o desenlace da vida física. Cair no fogo é também vivenciar o calor da transformação interior ensinada por Jesus.

Ao final da palestra, o público escutou a declamação do poema mediúnico: Obsessões e Cura.




Malacacheta MG 2012


Foi com grande entusiasmo que os companheiros espíritas de Malacacheta receberam a comitiva da AME Vale, no primeiro dia de funcionamento da nova sede da Fraternidade Espírita Sebastião Policarpo.

Naquela noite, o orador e médium espírita Wellerson Santos teve a oportunidade de discorrer sobre o tema: a cura do filho da viúva de Naim.

Na palestra o orador referiu-se a catalepsia do filho da viúva de Naim, explicando que, em verdade, o que aconteceu foi uma cura e não uma ressurreição.

Na linguagem simbólica, Wellerson falou sobre a perda de entes queridos, relembrando o trabalho realizado por Chico Xavier através das cartas consoladoras, trazendo, de certo modo, por meio da mediunidade, os familiares que se foram para o convívio com aqueles que ficaram.

Finalizando os trabalhos da noite, foi declamado um poema mediúnico entitulado: Enxuga o pranto.





Rádio Cidade FM - Turmalina MG


Turmalina MG 2012

Em Turmalina, de onde partimos todos os dias para as demais cidades e onde recebemos o carinho dos tarefeiros da Fraternidade Espírita Seara de Jesus, foi abordada a cura da mulher encurvada em dia de Sábado, sob as vibrações do Coral Sonho Nosso, que encantou o público presente com as suas canções.

O orador e médium espírita Wellerson Santos, durante a palestra, alertou sobre os pesos espirituais que encurvam a cada um de nós nos desafios do dia a dia, relembrando a importância de buscar a mensagem educativa do Mestre para o soerguimento das nossas posturas.

O orador recordou ainda conhecida história a respeito da cruz que cabe a cada um carregar, a fim de que se evite deixá-la de lado ou cortar-lhe os pedaços no meio da caminhada, para que não sejamos forçados a regressar em busca do que deixamos para trás.

Foram relembradas as diversas mulheres do Evangelho que Jesus valorizou e estavam figurativamente encurvadas quando O encontraram, sendo libertas de seus pesos e contrapesos pela Sua misericórdia: Verônica, Madalena, Joana de Cusa e Marta, irmã de Lázaro.

Ao final da palestra, foi declamado um poema mediúnico entitulado: Libertação Espiritual.





Minas Novas MG 2012


Na cidade de Minas Novas, o orador e médium espírita Wellerson Santos falou acerca da cura do servo de um centurião, demonstrando as responsabilidades decorrentes do uso da autoridade carismática ou institucional, relembrando algumas personagens relevantes da História que fizeram bom ou mau uso dessa faculdade que por Deus lhes foi conferida.
 
O orador ainda mencionou a importância da oração, principalmente aquelas que são intercessórias.
 
Wellerson encerrou a palestra, declamando um poema mediúnico: Autoridade Divina.
 
 



Rádio Aranãs - Capelinha MG




Angelândia MG 2012

Em Angelândia, o orador e médium espírita Wellerson Santos falou acerca da cura da mulher hemorroíssa.
  
Viajando nas páginas do Evangelho, Wellerson relembrou fatos marcantes da vida de Verônica, a mulher hemorroíssa, curada por Jesus e que ofereceu o testemunho de amor e de fé, o exemplo de transformação na Via Crucis.
  
O orador fez uma análise da cura dessa mulher, dizendo que de uma postura frágil de quem não tinha coragem de enfrentar os preconceitos da época, conforme narra Amélia Rodrigues pela mediunidade de Divaldo Franco, a hemorroíssa passa ao ato de fé ao tocar as vestes de Jesus tornando-se uma mulher corajosa que enfrentou os romanos e com o linho branco na mão, com a face de Jesus ali marcada, cantou a multidão.
  
Ao final da palestra, foi declamado um poema mediúnico: Quem me tocou?




Veredinha MG 2012


Na cidade de Veredinha, a comitiva do Vale do Jequitinhonha foi recebida no aconchego do lar de Dona Mercês. Ainda não tendo um espaço físico para a instituição espírita, as reuniões são realizadas em sua residência. O tema abordado foi a cura do paralítico de Betesda.

O orador e médium espírita Wellerson Santos contou com detalhes a cura desse enfermo, elucidando a importância da vontade no processo da cura material e espiritual quando Jesus perguntou ao paralítico: Queres ficar curado?, e ele não respondeu, apenas justificou-se. Então Jesus pergunta novamente para que ele encontrasse em si a vontade de curar-se.

Para finalizar o público presente pode escutar um poema mediúnico: Vontade Curadora.



Capelinha MG 2012


No Espaço Atividade, em Capelinha, foi realizado o lançamento oficial do livro A Cura Real.

O médium e orador espírita Wellerson Santos falou a respeito de várias curas do Evangelho de Jesus, fazendo uma abordagem espiritual de cada uma delas e estabelecendo paralelos com as nossas lutas diárias.

Wellerson relembrou as informações contidas no livro O Céu e o Inferno, falando sobre a fé, o merecimento e a vontade, os pressupostos para a verdadeira cura.

Concluiu o estudo narrando bela página do espírito Amélia Rodrigues, pelas mãos de Divaldo Franco, que conta a história de Lavínia, a paralítica que teve um encontro com Jesus e pôde realizar dentro de si a cura real.

Ao final da palestra, foi declamado um poema mediúnico: A Cura Real.



Mensagem Mediúnica AME Vale 2012

No dia 15 de julho de 2012, em Capelinha, foi realizada uma reunião mediúnica e logo após uma reunião administrativa da AME Vale do Jequitinhonha.
Na oportunidade, dentre outras comunicações, foi recebida uma página escrita pelo espírito Fritz Schein, endereçada aos vários grupos espíritas daquela região.

GRAÇAS DOU...

Aos amigos e dedicados irmãos do Vale do Jequitinhonha o nosso preito de gratidão.

Graças dou aos companheiros de Carbonita que, trabalhando de forma incansável, conseguiram atingir os seus objetivos, inaugurando mais um ponto de luz em nosso Vale. Que possam perseverar no caminho, na divulgação do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, nas bases seguras deixadas pelo eminente codificador Allan Kardec.

Graças dou às companheiras de Caçaratiba, trabalhadoras que abriram com carinho as suas portas para que a caravana pudesse se abrigar. Perseverem nas atividades. Mais importante que a quantidade é a qualidade com que elas são desenvolvidas. Não temam a Sociedade, não se deixem demover dos firmes propósitos no bem.

Graças dou aos companheiros de Coluna. Obrigado pelo carinho com que nos receberam em sua cidade, abrindo espaço para que ali se realizasse a proposta de falarmos sobre mais uma cura de Nosso Senhor Jesus Cristo. Permaneçam confiantes no Mais Alto, unam os seus esforços para que possam continuar levando a Mensagem Libertadora àqueles corações.

Graças dou aos companheiros de Itamarandiba. Permaneçam altaneiros, não se deixem esmorecer, mantendo a luz intensa acesa a fim de apagar as trevas da ignorância. Estejam atentos com o porvir e valorizem o trabalho junto à criança e ao jovem.

Graças dou aos companheiros de Santa Maria do Suaçuí. A proposta de Jesus é para seguirmos adiante e não para permanecermos estagnados no tempo. Não parem com a proposta edificante, não deixem o fervor, a fé e a confiança no trabalho estagnarem na caminhada rumo à luz. Não esqueçam que o maior bem que se pode fazer ao Espiritismo é a sua divulgação.

Graças dou aos companheiros de Malacacheta. Agradeçamos a Jesus as bênçãos do trabalho contínuo na Sua seara. Porém, saibam, conforme asseverou certo dia Bezerra, que o trabalho é urgente, mas não apressado. Degrau a degrau, passo a passo, conseguirão os seus intentos.

Graças dou aos companheiros de Turmalina. Fortaleçam os seus corações para os embates porvindouros. Toda luz que se acende projeta sombra. Estejam vigilantes para que não sejam envolvidos pelo desânimo diante das dificuldades e empecilhos que, porventura, surjam na caminhada.

Graças dou aos companheiros de Minas Novas. Aproveitem a oportunidade que está sendo oferecida e unam-se ao trabalho junto daqueles que desejam assim como vocês, iluminar. É necessário unir esforços, trabalhando para a mesma causa.

Graças dou às companheiras de Angelândia. Gratificante é o trabalho realizado com alegria. Muito obrigado pelo carinho e amor que nos acolheram. Fiquem atentas e aproveitem as possibilidades de que dispõem com as atividades voltadas à criança e ao adolescente. Estão preparadas para isto.

Graças dou aos companheiros de Veredinha. Perseverem no estudo e as possibilidades de trabalho se alargarão. Cada grupo de trabalhadores voltados à labuta séria com Jesus que se unem em uma cidade é mais uma luz que se acende. Estejam certos de que o Pai não desampara a nenhum dos Seus filhos.

Graças dou aos companheiros de Capelinha. Que as bênçãos de Jesus possam fortalecê-los no trabalho. Unam-se e fortaleçam-se. É necessário ter a verdadeira amizade dentro do ambiente religioso para que as bases seguras do trabalho com Jesus permaneçam inamovíveis.

Graças dou aos companheiros de Diamantina. Amai-vos e Instrui-vos, foi o mandamento deixado pelo Espírito de Verdade aos espíritas do porvir. Entrelecem os seus esforços no propósito do bem, pautados sempre na Codificação Kardequiana que é a base segura para a edificação de um Movimento Espírita unificado, junto à proposta libertadora contida no Evangelho de Jesus.

Graças dou aos amigos e irmãos do Vale do Jequitinhonha por haverem me concedido a oportunidade do trabalho. Somos irmãos em caminhada, ainda há muito que aprender.

O Evangelho de Jesus é e sempre será o nosso roteiro seguro para que consigamos alcançar a nossa redenção.

Esperamos que outras oportunidades de trabalho se façam e, finalizando as nossas singelas palavras nesta carta de agradecimento, parafraseamos João Cabete, o musicista espírita, seareiro e seresteiro do Evangelho: Graças dou...

Que a luz do Mais Alto possa envolver os seus corações e os seus espíritos para que possam continuar sendo, em cada cidade que realizam o trabalho, instrumento de divulgação, de amor, de trabalho, de paz, de perdão, muito antes do que pelas palavras, mas pelas atitudes.

O abraço carinhoso, do irmão de todas as horas, que já se considera um pequenino trabalhador da seara do Vale do Jequitinhonha.

Paz e luz aos corações!

Fritz Schein

(Mensagem recebida pelo médium e orador espírita Wellerson Santos por ocasião da Reunião Mediúnica da Aliança Municipal Espírita do Vale do Jequitinhonha no dia 15 de julho de 2012 em Capelinha, MG).

Diamantina MG 2012


Na cidade de Diamantina, o médium e orador espírita Wellerson Santos encerrou a III Semana Espírita da AME Vale do Jequitinhonha abordando o tema: a cura de um paralítico.

Nesta palestra o orador abordou a necessidade de cada um buscar valorizar a cura realizada, pois, muitas vezes, curados, buscamos males piores.

Wellerson narra a história de Natanael Ben Elias, o paralítico de Cafarnaum e demonstra a importância da reflexão de não só se curar exteriormente, mas de curar o interior que, na maioria das vezes, permanece chagado.

Ao final da palestra, o público presente pode escutar o poema mediúnico: Toques de Luz.