Grupo NEECAFLA - Bruxelas/Bélgica




Em Bruxelas os estudos versaram sobre a vida de Francisco de Assis, no NEECAFLA, onde o público presente pode refletir sobre o verdadeiro sentido da religiosidade dos tempos atuais. Wellerson relembrou o nascimento de Francisco, no século XII, no seio de uma família rica de Assis, a sua juventude, envolta pelas cantorias e alaúdes, o trabalho junto à loja de tecidos do pai, que ansiava enriquecer cada vez mais, até o encontro do jovem com um mendigo, às portas da loja de tecidos, desencadeando em Francisco uma melancolia profunda. A partir dessa melancolia, Francisco começou a despertar a lucidez dentro de si, percebendo o Mundo a sua volta e todo o equívoco que estava sendo construído a partir da leitura equivocada do Evangelho de Jesus: os templos faustosos, o esquecimento dos mais necessitados, os preconceitos religiosos, as Cruzadas, a Inquisição, as guerras religiosas.
Ao abandonar a Guerra e voltar a Assis, Francisco ouviu uma voz que disse: “Francisco, reconstrua a minha Igreja, ela está em ruínas”. A compreensão literal foi o primeiro movimento. Francisco entendeu que a Igreja a ser reerguida seria a Capelinha de São Damião, mas após haver reconstruído a Capelinha e obtido autorização do Papa reinante para abrir a Ordem dos Franciscanos, os exemplos do pobrezinho de Assis de verdadeiro cristão é que deixaram um legado de lucidez e de esperança para que a vivência religiosa exterior, pudesse, paulatinamente, dar lugar à descoberta racional da vida imortal e da mensagem de respeito, de fraternidade universal e de amor pela natureza e pelo Mundo.

Um dia Frei Leão perguntou à Francisco, enquanto podava rosas: “Pai Francisco, se soubesses que irias morrer hoje, o que farias?” “Eu continuaria a podar rosas” – era o ensino de Francisco demonstrando que aquele que possui a consciência tranquila e o dever cumprido não necessita temer a morte, porque é “morrendo que vivemos para a vida eterna”. Em clima de muita paz e emoção, os trabalhos foram encerrados com um delicioso lanche.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!