Entrevista Cecília Rocha


Evangelização Infanto-Infantil


Cecília Rocha, atualmente ocupa a Vice Presidência da Federação Espírita Brasileira - Casa Mater do Espiritismo no Brasil. Em seu livro Pelos Caminhos da Evangelização tem oportunidade de nos dizer que a Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é a difusão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus, que foi apontado pelos Espíritos Superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade.

Valorosa cooperadora, Cecília Rocha vem dedicando largo período da sua existência numa longa trajetória dentro do Movimento Espírita em nosso país e fora dele trabalhando em favor da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil.

Teve contribuições significativas em três cursos internacionais de preparação de evangelizadores e recentemente numa parceria da Federação Espírita Brasileira e TV CEI lançou o DVD Pelos Caminhos da Evangelização que é sem dúvida um referencial para aqueles que desejam conhecer a respeito de tão grandiosa tarefa.

Cecília Rocha, no dizer de Rute Ribeiro - Diretora do Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira - é sem sombra de dúvida, um referencial na área da Evangelização Espírita, tendo conquistado o respeito e a consideração de todos os que a conheceram e a conhecem ao longo de meio século de atividades ininterruptas em prol do crescimento da importante tarefa que engloba os ideais do Cristo com referência à evangelização das crianças e dos adolescentes.

Tivemos a grata satisfação de entrevista-la e estamos apresentando aos internautas o resultado do trabalho.

Wellerson Santos (Wellerson): Quais são os objetivos efetivos da evangelização de crianças e jovens dentro da Casa Espírita?
Cecília Rocha (Cecília):
Educá-los para a presente trajetória e para a vida no Plano Espiritual, porque nós vivemos transitoriamente no mundo físico e períodos bem maiores no Mundo Espiritual. É preciso que a pessoa leve uma bagagem de conhecimentos para não chegar ao Mundo Espiritual, que é a nossa verdadeira pátria, de maneira totalmente desprovida de qualquer conhecimento e hábitos compatíveis com a vida do espírito.

Wellerson: A senhora que já vem trabalhando há alguns anos com a Evangelização Infanto-Juvenil quais seriam na sua opinião os requisitos básicos para a formação de um bom evangelizador?
Cecília:
Para a formação de um bom evangelizador um dos requisitos básicos é saber o que significa para ele a evangelização. O que representa para ele esta tarefa e o que ele pretende resolver através dela. O preparo doutrinário e pedagógico é indispensável. Ninguém ensina o que não sabe. Se o evangelizador não tiver uma bagagem doutrinária, não conhecer o Espiritismo e o Evangelho de Jesus, dificilmente poderá desempenhar uma função tão importante como a de evangelizar a criança e o jovem.

Wellerson: Hoje, a grande dificuldade encontrada dentro da família é de trazer a criança e o adolescente para a Casa Espírita. Qual deve ser a postura dos pais perante os seus filhos que não desejam vir a Evangelização?
Cecília:
Essa indiferença da criança pela evangelização tem origem nos princípios da sua educação. Se ela é acostumada desde o jardim e maternal a freqüentar o Centro Espírita, virá com facilidade. Se os pais derem o exemplo, porque nós vemos casos em que muitos pais deixam as crianças na evangelização e eles próprios vão passear pelo shopping. Não me consta que nós tenhamos recursos para competir com o shopping quando os próprios pais não acompanham os seus filhos na tarefa de evangelização. O modo efetivo, portanto, para que a criança se interesse é o exemplo da família. O convencimento da família que está levando o filho a uma escola importante, cujos ensinamentos são decisivos na sua vida, não somente na atual existência terrena como no futuro infinito.

Wellerson: De forma bem básica quais são as semelhanças e as diferenças das propostas trazidas pelos eminentes educadores como Rosseau, Pestalozzi, Comênius, Piaget, Maria Montessori e outros e a proposta trazida pela Evangelização Infanto-Juvenil à luz da Doutrina Espírita?
Cecília:
A grande diferença é o conceito de educando e o conceito de educador. Porque o educando para estes ilustres companheiros da área de educação, que você acabou de citar, era considerado apenas no período do berço ao túmulo. Ao passo que a Doutrina Espírita considera o educando um ser em trânsito no campo evolutivo: antes do berço, durante a vida física e depois da desencarnação. Por isso, o conceito de educando e educador são básicos nas diferenças entre os educadores não espíritas cuja visão vai do berço ao túmulo e a dos espíritas que antecede ao berço e se prolonga depois do túmulo. No tocante ao ideal educativo que as ilumina, as semelhanças são muitas e belas.

Wellerson: Que avanços a senhora destacaria no Movimento Espírita Brasileiro e no Exterior em relação à Evangelização Espírita?
Cecília:
Para falar com sinceridade, nós vemos um grande interesse nas manifestações exteriores, na atualidade. Mas efetivamente ainda não há um trabalho expressivo generalizado. Há muitas pessoas que falam, que perguntam, que discutem métodos e conceitos a respeito da evangelização, mas ainda pouco se efetiva nesta área. Eu acredito que, futuramente nós teremos um desenvolvimento mais significativo, em termos de realizações.

Wellerson: Segundo sua opinião, quais são os maiores desafios para a Evangelização Espírita?
Cecília:
O evangelizador e a família.

Wellerson: Como a Evangelização Espírita pode colaborar para a implantação e elaboração de um Mundo Novo?
Cecília:
Pelos motivos que nós já expusemos. Porque a evangelização vai penetrar na intimidade do ser, bem lá no fundo da sua consciência. Vai dizer que ele é um espírito em trânsito pelo mundo, que já viveu milênios na face da Terra e que vai viver outros tantos na vida espiritual. Isto dará uma grande motivação para o indivíduo agir no bem, se manter no bem, aproveitar os seus momentos de conhecimento, de alargamento de pensamentos e de horizontes de maneira bem mais efetiva e abrangente.

Wellerson: Qual é a mensagem que a senhora deixa para os internautas?
Cecília:
Para que enfrentemos com coragem e destemor estes desafios que se apresentam na nossa trajetória e em nossas tarefas, que por vezes não são desafios, são testes para ver o grau de comprometimento que cada um de nós tem quanto a sua própria evolução e à evolução da humanidade.

Paz e Alegria aos nossos corações!


Wellerson Santos


(Foto: Edson Flávio – Entrevista publicada pelo jornal Evangelho e Ação – Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!