Entrevista: Divaldo Pereira Franco



Assuntos Diversos

Divaldo Pereira Franco é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus oitenta anos, sessenta foram devotados a causa espírita e às crianças excluídas, das periferias de Salvador. É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo.

Como orador já fez mais de 11000 conferências, em mais de 2000 cidades em todo o Brasil e em 62 países, concedendo mais de 1100 entrevistas de rádio e TV, em mais de 450 emissoras. Recebeu mais de 700 homenagens de instituições culturais, sociais, religiosa, políticas e governamentais.

Como médium, publicou cerca de 200 livros, com mais de 7,5 milhões de exemplares, onde se apresentam 211 autores espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Destas obras, houve cerca de 80 versões para 16 idiomas (alemão, albanês, catalão, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille).

A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais foram doados, em cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.

Tem como orientadora a nossa querida irmã Joanna de Angelis, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo de profunda sabedoria, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta as pessoas necessitadas dando diretriz espiritual.

No dia 12 de agosto de 2007, Divaldo Pereira Franco esteve em Belo Horizonte. Realizou um Seminário na Sociedade Espírita Joanna de Angelis sobre Iluminação Interior quando tive a grata satisfação de entrevistá-lo.

Desde já o meu profundo agradecimento, a Divaldo pelo carinho e atenção que me dispensou, à Sociedade Espírita Joanna de Angelis que muito bem me acolheu, ao nosso irmão Virgilio Almeida que muito se empenhou para que este trabalho viesse a ser realizado.

Que todos nós, possamos nos deleitar nestas sublimes respostas imbuídas de muito amor e de muita luz.


Wellerson: Há 150 anos a Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec. Tudo na vida tende a evoluir e a se modificar. O senhor acha que o Espiritismo, o Consolador Prometido, sofrerá modificações ou permanecerá assim como o Evangelho de Jesus que há mais de 2000 anos aclara as nossas vidas?

Divaldo Pereira Franco (Divaldo):
A Doutrina Espírita tem as suas raízes fincadas nos fatos. Os fatos são inamovíveis. É lógico, que o pensamento espírita sempre estará evoluindo, sem que haja qualquer modificação na sua estrutura central. À medida que a ciência evolui e atinge patamares de esclarecimento, o Espiritismo estará ao seu lado. Como disse o Codificador: “Enquanto a ciência estuda os efeitos, o Espiritismo remonta às causas”. As palavras de Cristo não passam, os conceitos da Doutrina Espírita serão sempre atuais em todas as épocas da Humanidade.

Wellerson: O senhor que tem a oportunidade de viajar pelo Mundo para divulgar a Doutrina Espírita, como vê o Movimento Espírita Mundial?

Divaldo:
Vejo o Movimento espírita mundial em um processo eloqüente de desenvolvimento. Ao Brasil tem cabido a honorável tarefa de levar a proposta espírita conforme Allan Kardec no-la deu, por toda parte, seja no seu aspecto de ciência que investiga, de filosofia que esclarece e de ética moral religiosa que proporciona a vinculação com a Divindade. Desta forma, o movimento cresce, amplia-se e na maioria dos países do Ocidente, já se encontram instaladas células vivas do Espiritismo.

Wellerson: O planeta Terra vem passando por transformações desde há algum tempo, deixando de ser um Mundo de Expiações e Provas e passando a ser um Mundo de Regeneração. Podemos dizer que esses acidentes, essas catástrofes que estão acontecendo são indícios de que realmente iniciamos este período? Como nós, os espíritas devemos lidar com estes acontecimentos?

Divaldo:
Sem dúvida que são os sinais típicos da grande transição. Em todas as épocas sempre houve desafios, problemas e dificuldades que são normais. Erupções vulcânicas, tsunames, terremotos, maremotos, incêndios e etc. No entanto, se consultarmos o Evangelho de Marcos, capítulo 13, o Sermão Profético, notamos que se atualizam as referências de Jesus, conforme confirmado por Allan Kardec neste momento de grandes aflições. Todos esses são sinais externos daqueles problemas de natureza interna: as convulsões sociais, as guerras, o terrorismo, as enfermidades degenerativas, os sofrimentos morais... Neste momento em que a ciência atinge altíssimos índices de desenvolvimento tecnológico e de conquistas do conhecimento, ainda faltam as vitórias da paz interna nos indivíduos.

Wellerson: Recentemente a editora LEAL publicou o livro: “Nova Geração – Uma Visão Espírita sobre as Crianças Índigo e Cristal”. Como os pais identificam seus filhos como crianças índigo ou cristal? Quais os melhores métodos para educar estas crianças?

Divaldo:
Conforme digo na Conferência, nós apresentamos os caracteres que os estudiosos do assunto detectaram. Tecnicamente, não se deve rotular a criança com qualquer tipo de designação. A criança é criança. No entanto, para identificar as crianças da Nova Era, optamos por seguir as denominações apresentadas por psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas, que as têm estudado. Para classificar a criança é necessário um bom psicoterapeuta,que a examine com cuidado, evitando considerar alguma com problemas psicopatológicos como sendo índigo ou cristal.
E como tratá-la? Com muito amor. Colocando parâmetros, limites na sua conduta, quando se fizer necessário. Ao invés de reagir-se, agir-se. Os pais têm muita preocupação em dar, mas não em dar-se. É necessário conviver-se mais com os filhos, compreendê-los, conhecer-lhes os problemas, ter interesse em ajudá-los. Os especialistas no tema, referem-se aos métodos Montissori, Steiner, naturalmente, aplicando as abordagens espíritas e os métodos psicopedagógicos da Doutrina libertadora, ricos de sabedoria e de segura orientação.

Wellerson: Em Obras Póstumas, em sua segunda parte, numa mensagem de 10 de junho de 1860, o Espírito de Verdade diz a Kardec que ele não permaneceria por longo tempo no Plano Espiritual após desencarnar. Que ele retornaria às lides terrenas par que pudesse trabalhar desde cedo. Em uma nota Kardec diz: “...a minha volta deve ser forçosamente no final deste século ou no início do outro...”. O que o senhor pensa a respeito disso? A espiritualidade através de seu intermédio já instruiu algo a respeito?

Divaldo:
Não. Por meu intermédio os Espíritos ainda não se referiram à volta do egrégio Codificador.

Wellerson: Qual a mensagem que o senhor deixa para os internautas?

Divaldo:
Dir-lhes-ia que amem sempre, estudando a Doutrina Espírita com seriedade. Sugeriria que, ao invés de começarem a aprendizagem pelas obras psicografadas respeitáveis, que a iniciassem através das obras da Codificação. Costumo dizer que, quase toda casa tem entrada principal e lateral, esta última levando a parte intima da família. Desconhecendo o Espiritismo, o candidato deve começar a lê-lo, entrando pela porta central, a porta de visita, que é a Codificação. O Livro dos Espíritos inicialmente, depois aqueloutros que constituem a Codificação, partindo, então, para o conhecimento dos clássicos: Gabriel Dellanne, Léon Denis, Alexandre Aksakof e outros.
Conhecedores dos paradigmas da Doutrina, vale o contato com os autores encarnados que nos merecem o maior respeito. E, concomitantemente, as obras subsidiárias que decodificam a Doutrina, e que nos chegaram através de médiuns venerandos como Francisco Cândido Xavier, Yvonne do Amaral Pereira, Zilda Gama e outros.


Wellerson Santos


(Entrevista publica pelo jornal Evangelho e Ação - Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus)









3 comentários:

  1. O meu amigo Wellerson é uma fera. Esperto, atilado, cheio de opiniões fortes. Sempre descobrindo coisas novas, corre atrás do inusitado e tempera a vida dos que estão à sua volta com a dose certa de conhecimento. Esta sempre pronto a ajudar-nos a descobrir nossa integralidade como seres em desenvolvimento com nossas qualidades e limitações, possibilidades e impossibilidades. Parabéns, pelo blog e pela qualidade do material aqui apresentado.
    Flávio Santos

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wellerson,
    Paz em Cristo!
    Parabéns pelo blog. Achei ótimo e estarei sempre aqui lendo os seus artigos e entrevistas. Deus te abençoe sempre para que voce continue o trabalho bacana que ja faz de divulgação dessa doutrina maravilhosa que é o Espiritismo.
    Um forte abraço fraterno,

    Geovane Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Otima entrevista!!!Parabens pelo trabalho e pelo blog, foi mais uma otima ideia!!!Abraços!!Muita paz!!!

    Flavio Braga

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!