Jesus e Atualidade




Livro: Jesus e Atualidade
Divaldo Pereira Franco
Espírito: Joanna de Ângelis

A Série Psicológica de Joanna de Ângelis através do médium Divaldo Pereira Franco é um trabalho que estabelece uma ponte entre a psicologia espírita e a convencional, particularmente a psicologia analítica de Karl Gustav Jung. O primeiro livro da série é Jesus e Atualidade, onde Joanna teve o cuidado de selecionar temas e apresentá-los sobre a ótica psicológica, fundamentada na Codificação Kardequiana.

No meio espírita, algumas pessoas se queixam dizendo que não conseguem entender a linguagem que Joanna de Ângelis utiliza-se em suas obras. Divaldo Pereira Franco sempre teve muita surpresa quando o questionavam a respeito disso, e um dia perguntou a ela: “Por que a senhora não escreve numa linguagem mais simples?” E ela disse-lhe: "Meu filho, Espiritismo é doutrina de cultura. Recorde-se da palavra do Espírito de Verdade: Espíritas - instruí-vos, que seria o segundo mandamento. O nosso objetivo é apresentar a doutrina da melhor maneira possível e contribuir para que as pessoas consigam mais conhecimento e mais cultura. Uma que outra palavra não usual, a pessoa recorre ao Dicionário da Língua Portuguesa e incorpora esta palavra ao seu conhecimento".

No livro Jesus e Atualidade a veneranda Mentora demonstra-nos a atualidade dos ensinamentos de Jesus, embora já tenham se passado dois mil anos. O Mestre por Excelência penetrava a alma dos indivíduos que o procuravam e dava a terapia compatível. Aqueles que cruzaram o Seu caminho jamais foram os mesmos: amaram-No ou odiaram-No, mas nunca ficaram indiferentes. Jesus é o maior psicoterapeuta que já existiu e apresenta-nos o caminho da verdade e da vida através de seus ensinamentos e, principalmente, através da sua exemplificação.

Nestes momentos difíceis pelos quais a sociedade moderna passa, pede-se urgência na volta de Jesus aos corações e, pensando nesta inadiável questão, diz Joanna, prefaciando a sua obra: "Resolvemos apresentar vinte situações contemporâneas com ocorrências do cotidiano que aturdem a civilização, buscando respostas da conduta na terapia de Jesus, cujos resultados, obviamente, são a saúde, a paz e a felicidade como experiências ainda não fruídas individual e coletivamente pelos homens".

Jesus é atual não só pelos ensinamentos que propõe como pela exteriorização de paz e de jovialidade que irradia. O Jesus que Joanna de Ângelis nos traz neste livro não é o Cristo sofredor, mas Aquele que é o exemplo e a solução, que ressurge para o homem moderno dando-nos a certeza da possibilidade de atingir a realização total. "A atualidade necessita urgentemente de Jesus descrucificado, companheiro e terapeuta em atendimento de emergência, a fim de evitar-lhe a queda do abismo" – diz a sublime Mentora.

O livro Jesus e Atualidade nos fala a respeito de temas diários e nos traz verdadeiras psicoterapias. Esclarece-nos acerca dos conflitos que por vezes achamos ser obsessão; dificuldades de conduta, reminiscências do passado, problemas de infância, que achávamos ser perturbação espiritual, e muitas vezes não o são. Aclarando-nos estes conceitos ou pelo menos uma boa parte deles, Joanna de Ângelis, à luz da psicologia com a colaboração do Espiritismo, traz ao indivíduo o trabalho de autocura a fim de libertar-se de seus conflitos. A idéia da obsessão passa a ser bem compreendida e passamos a ter responsabilidade, num processo de auto-educação.

A Doutrina Espírita é uma doutrina libertadora que leva a criatura à sua autoconsciência, a libertar-se de modelos, de lideranças, de gurus, tornando-se o ser o seu próprio guia. As respostas estão dentro da criatura, conforme está em O Livro dos Espíritos na questão 621, quando os Benfeitores Espirituais responderam a Allan Kardec que as leis de Deus estão escritas em nossa consciência.

Através deste livro e das outras obras psicológicas de Joanna de Ângelis viajamos para dentro de nós mesmos, no célebre “conhece-te a ti mesmo”. E no autodescobrir nos libertamos de muitos conflitos.

Espero que o caro internauta possa buscar a leitura da obra Jesus e Atualidade, tendo a certeza de que será um bálsamo para as nossas dores, trazendo respostas a muitos de nossos conflitos e nos direcionando em roteiros de bem viver.

Que Jesus nos abençoe e nos ilumine!

Wellerson Santos

(Artigo publicado no jornal Evangelho e Ação - Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus)

Um comentário:

  1. Caro Wellerson, volto aqui para agradecer e parbenizar-lhe pela excelente indicação, busquei a leitura do livro Jesus e a Atualidade graças a esta postagem , e ao encerrar a leitura estou extremamente satisfeito e eternecido, conforme sua descrição neste post com a leitura de Jesus e a Atualidade, "viajamos para dentro de nós mesmos".

    Paz e alegria hoje e sempre.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!