Entrevista: Suely Caldas Schubertt



Mediunidade: Ferramenta para a Evolução Espiritual


Abordando o tema: Mediunidade - Ferramenta para a Evolução Espiritual, Suely Caldas Schubert ressaltou que no aspecto moral e espiritual existem diversas possibilidades para que o médium possa crescer e evoluir pela prática da mediunidade. No transcurso de sua conferência, a expositora alertou quanto à necessidade do médium estar buscando sempre o estudo, principalmente das obras da codificação e de diversas outras que abordam as facetas da mediunidade.

Espírita de berço, Suely é atuante no Movimento Espírita. Aos doze anos já colaborava na evangelização de crianças e na campanha do quilo. Na área da mediunidade iniciou-se aos dezesseis anos, permanecendo até os dias atuais como médium passista e exercendo a psicofonia e psicografia, esta apenas para orientações. Em 1986 fundou, com um grupo de companheiros, a Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, em Juiz de Fora – MG. Possui uma atividade intensa e de muitos anos junto a Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora.

Em 1981 lançou seu primeiro livro, Obsessão/Desobsessão – Profilaxia e Terapêutica Espírita, dentre outros. Além dos livros, lançou um CD – Cura Real e um DVD – Mediunidade: Tudo o que você precisa saber.

Por ocasião do IV Congresso Espírita Mineiro, solicitamos a sua participação e carinhosamente ela nos atendeu, respondendo as questões que ora apresentamos para a sua apreciação e deleite.


Wellerson Santos (Wellerson): Segundo a sua opinião, qual será o perfil do médium do Terceiro Milênio?
Suely Caldas Schubert (Suely):
O médium do Terceiro Milênio, sob a diretriz da Doutrina Espírita, poderá dar uma contribuição cada vez maior para o progresso da sociedade humana. Mas este processo não será imediato. Temos que percorrer ainda o caminho para um entendimento mais profundo acerca da mediunidade. Quando isto acontecer este médium terá as condições imprescindíveis para uma atuação mediúnica altruística, equilibrada, sendo mais reconhecido e respeitado e estará, dessa forma, contribuindo, mais decisivamente, para regeneração da humanidade.

Wellerson: Na atualidade, quais são as grandes dificuldades enfrentadas na tarefa da educação mediúnica?
Suely:
A grande dificuldade é que as pessoas não querem estudar. Às vezes têm boa vontade, praticam o bem, querem trabalhar na área da mediunidade, mas não sentem motivação para o estudo da Doutrina e, especificamente, da mediunidade. É preciso ter uma visão aprofundada da Doutrina Espírita, o que leva à transformação moral, extremamente importante para o próprio indivíduo, refletindo no seu trabalho mediúnico. Por outro lado, há pessoas que fazem uma leitura muito pessoal, quando se trata da mediunidade, trazendo para a sua prática, hábitos que mantinham em outras religiões, certos rituais, crendices e misticismo. É muito importante que na Casa Espírita existam companheiros com maior conhecimento e experiência que as possam orientar. Sobretudo estudar Kardec e depois as obras subsidiárias fiéis, como as de Chico Xavier, Divaldo Franco, Yvonne Pereira, Raul Teixeira. O estudo na verdade não cessa nunca, deve ser constante.

Wellerson: Nós sabemos que à medida que o ser evolui, suas possibilidades de comunicação e intercâmbio mediúnico aumentam. Poderíamos dizer que a mediunidade num futuro próximo ficará mais ostensiva em todas as criaturas ou deixará de existir?
Suely:
É evidente que nos tempos vindouros a mediunidade estará mais presente, são “os tempos preditos”, que já estamos vivendo, conforme está em o Atos dos Apóstolos, no capítulo 2 - Pentecostes. Passará a ser reconhecida como uma faculdade natural do ser humano, assim como falamos, enxergamos e convivemos com as pessoas. A interação com o Mundo Espiritual se tornará muito mais fácil e constante. Porque a mediunidade é um meio de comunicação e este, com o tempo, se tornará mais facilitado, possibilitando aos desencarnados e encarnados interagirem de forma mais natural. Mas é oportuno lembrarmos uma advertência de Emmanuel, que sempre me apraz citá-la: “Não é a mediunidade que te distingue. É aquilo que fazes dela”. (Seara dos Médiuns)

Wellerson: Quanto mais sintonizado e estudioso é o médium maior fidedignidade terão suas mensagens. Citando como exemplo, temos a figura notável de Eurípedes Barsanulfo. Segundo seus biógrafos ele teria psicografado mensagens de Maria, João Evangelista e até mesmo de Jesus. O que podemos dizer de um médium que entrou em sintonia com o Maior Espírito que já esteve na Terra? Como se dá este processo?
Suely:
Sabemos que Eurípedes Barsanulfo, foi realmente uma figura ímpar e um dos espíritos mais evoluídos que já veio a Terra. Deixou um exemplo de vida como verdadeiro cristão e espírita. Suas faculdades mediúnicas eram extremamente aprimoradas. Quanto a ter recebido mensagem de Jesus eu não tenho conhecimento, a de Maria e a de João Evangelista eu sei que ocorreram; porém até admito a possibilidade que ele tenha recebido uma mensagem do Mestre, porque entre os médiuns da codificação, um deles recebeu uma mensagem que foi assinada por Jesus de Nazaré e que Allan Kardec a considerou autêntica. É possível, portanto, que isto tenha acontecido. Deve-se mencionar, que Eurípedes Barsanulfo teve uma reencarnação naqueles primeiros tempos do Cristianismo e muito se destacou na vivência do Evangelho do Cristo. Neste caso ele tem realmente condições espirituais para isso. Particularmente admiro e amo Eurípedes Barsanulfo e vejo-o como um espírito maravilhoso.

Wellerson: Qual é a mensagem que a senhora deixa para os internautas?
Suely:
É uma mensagem de otimismo, porque reconheço que nós, espíritas, temos tudo para ser felizes. Porque às vezes as criaturas se acham infelizes, se vêem de uma forma muito precária, com baixa estima, cultivando a idéia de que não valem nada. Mas a Doutrina Espírita nos mostra o quanto todos somos importantes, cada um em seu patamar evolutivo. Todos podem fazer algo muito bom desde que se queira, desde que se empenhe, sobretudo acreditando na ajuda do Mestre, na Presença Divina em nós e também na ajuda dos Benfeitores Espirituais. Lembrar que somos herdeiros do universo, como esclarece a Mentora Joanna de Ângelis. Não esquecer que “quem é solidário jamais fica solitário”. O Espiritismo proporciona a fé raciocinada, mas para alcançá-la é fundamental estudar, conhecer e, também, viver cotidianamente. Quanto mais conhecemos mais nossa fé se solidifica. Neste ensejo, deixo aqui o meu agradecimento, com votos de muita paz e que possamos efetivamente trabalhar, cada um em seu setor, fazendo a nossa parte, com amor e perseverança, para a melhoria da humanidade.

Jesus nos abençoe!

Wellerson Santos



(Foto: Edson Flávio – Entrevista publicada no Órgão de Divulgação jornal Evangelho e Ação – Fraternidade Espírita Irmão Glacus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!