Plenitude


Livro: Plenitude

Divaldo Pereira Franco

Espírito: Joanna de Ângelis


Prosseguindo com a apresentação da Série Psicológica de Joanna de Ângelis através do médium Divaldo Pereira Franco submetemos a apreciação do amigo leitor à obra Plenitude. Neste terceiro livro da Série, Joanna apresenta-nos um estudo aprofundado do sofrimento em suas várias nuanças.


Durante o largo período da História da Humanidade, a visão religiosa e filosófica sobre o sofrimento recebeu valiosas contribuições. Filósofos, escritores e estudiosos pessimistas teimam em afirmar que a vida é sofrimento, o que a Doutrina Espírita discorda. Diversos são os prismas que podemos dar as oportunidades que surgem em nossa caminhada.


Em nossa vida sempre temos duas janelas: a da alegria e a da tristeza, através do nosso livre arbítrio, escolhemos em qual delas desejamos debruçar. Todo fato possui duas vertentes, mas infelizmente, na maioria das vezes, sempre nos dispomos a escolher a vertente negativa. O sofrimento, não é o caminho, é um dos caminhos que nos levam a plenitude. A dor, não é uma punição. Antes, revela-se um excelente mecanismo da vida a serviço da própria vida. – comenta Joanna.


Segundo a veneranda Mentora, a dor está vinculada à sensibilidade de cada um, o que constituirá para um indivíduo tormentoso sofrimento, a outro não terá nenhuma influência. O fato é que o homem no transcorrer de sua existência tem buscado eliminar de sua vida esse tormento, expurgar a dor, vencer a dificuldade. E muitas vezes, por mais que logre esse intento, não consegue. Imediatistas que somos, interessamo-nos apenas para o hoje sem termos uma visão para o porvir. Não enxergamos o sofrimento como oportunidade de redenção.


Muitos acreditamos, na ignorância que nos compete, que o sofrimento é punição da Divindade, que faz com que cada criatura pague toda a dívida adquirida durante sua larga existência. São as transferências psicológicas que fazemos à Divindade, criando uma idéia antropomórfica, colocando em Nosso Pai, Misericordioso, Justo e Bom, nossas imperfeições e nossos vícios.


Entretanto, Joanna de Ângelis através desta obra, vem mostrar-nos de forma clara e objetiva, que o sofrimento resulta do distanciamento do amor, que lhe é o grande antídoto. A história dos mártires – diz Joanna – atesta-nos a legitimidade do conceito. Acima de todos eles, porém, destaca-se o exemplo de Jesus, lecionando, pelo amor, a vitória sobre o sofrimento durante toda a Sua vida, principalmente nos momentos culminantes do Getsêmani ao Gólgota, e daí à ressurreição...


O livro Plenitude apresenta-nos um histórico belíssimo acerca desse tema de grande importância para a nossa vida cotidiana. A Benfeitora Espiritual faz uma análise do porque sofremos, apontando suas origens e causas; elucida sobre os diversos tipos de sofrimentos que existem no orbe terrestre e na vida além-túmulo; oferece-nos recursos na terapia, mostrando-nos a Misericórdia Divina que não desampara a nenhum de seus filhos; liberta e desata a nossa mente para qualquer atavismo, consolando-nos através do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.


No prefácio Joanna de Ângelis diz: Confiamos que o nosso esforço irá contribuir para o esclarecimento dos nossos leitores, induzindo-nos à aquisição da plenitude, em paz e saúde, inteiramente livres do sofrimento, construindo o amor como fonte viva de realização íntima e geral. Fazemos as nossas palavras finais, as palavras de Joanna, esperando que o amigo leitor possa interessar-se no estudo dessa obra, no qual se apresentam requisitos essenciais para que possamos conquistar a nossa Plenitude.


Paz e alegria aos nossos corações!

Wellerson Santos


(Artigo publicado pelo jornal Evangelho e Ação – Órgão de Divulgação da Fraternidade Espírita Irmão Glacus).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!