Palestra em Zurique - Suíça - 2014



Na Suíça, em Zurique, reunimo-nos no AFFA - Associação Fraterna Francisco de Assis para a palestra a respeito do mentor da instituição – o Poverello de Assis.
Com base no livro Francisco de Assis, psicografia de João Nunes Maia/Miramez, Wellerson destacou a profunda compaixão que sentia Francisco Bernardone, na adolescência, quando encontrava os necessitados, chegando a trocar de roupa com os mendigos às portas da Igreja de São João de Latrão, para sentir na pele o ato de mendigar.
O público retornou a velha cidade de Assis, na Capelinha de São Damião, para refletir sobre a mensagem recebida por Francisco a respeito da reconstrução da Igreja, que, nos dias atuais, pode ser entendida como a reconstrução do templo interior, a fim de que a simplicidade e a verdadeira vivência cristã possam encontrar espaço nos corações.
Wellerson relembrou a história de Tanali, o leproso mal humorado que foi curado por Francisco e permaneceu reclamando após a cura. Ao cair em si, reconheceu que somente por meio da enfermidade conseguiria, naquela existência, desenvolver a virtude da paciência e do serviço ao próximo. Ajoelhou-se e rogou ao mais alto: "fere-me com as chagas da lepra novamente, para que eu possa dar valor a minha vida". E adormecendo, acordou leproso, voltando para conviver com os hansenianos da aldeia de Rivotorto, onde divulgou a mensagem cristã, pelo exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui os seus comentários com o seu contato.
Muito obrigado!